
São Paulo — InkDesign News — A integração de robôs e drones de alta tecnologia tem mostrado um potencial significativo em operações de busca e resgate, permitindo a localização de sobreviventes com mais eficiência em ambientes perigosos.
Tecnologia aplicada
No centro das inovações está o robô chamado Soft Miniaturised Underground Robotic Finder (SMURF), projetado para navegar por escombros e identificar pessoas potencialmente aprisionadas. O SMURF é equipado com câmeras térmicas e visuais, microfones, alto-falantes para comunicação bidirecional e um sensor químico conhecido como SNIFFER. Este sensor pode detectar substâncias como CO2 e amônia, diferenciando entre indivíduos vivos e falecidos, mesmo em condições adversas com fumaça ou chuva.
Desenvolvimento e testes
O desenvolvimento do SMURF foi parte da iniciativa de quatro anos chamada CURSOR, colaborando com instituições de pesquisa europeias e japonesas. Os testes de campo incluíram um exercício de grande escala em Afidnes, na Grécia, em novembro de 2022, onde a nova tecnologia foi avaliada em um cenário simulado de desastres. O protótipo, ainda não disponível comercialmente, atraiu centenas de solicitações devido ao seu potencial.
“Na área de busca e resgate, não temos muitas tecnologias que apoiem os primeiros respondentes, e as que temos têm muitas limitações.”
(“In the field of search and rescue, we don’t have many technologies that support first responders, and the technologies that we do have, have a lot of limitations.”)— Tiina Ristmäe, Coordenadora de Pesquisa, Agência Federal Alemã de Ajuda Técnica
Impacto e aplicações
A introdução de drones personalizados para entrega do SMURF e a utilização de drones para mapeamento e detecção subterrânea aumentam a eficácia das operações. Estes sistemas não apenas aceleram as operações de busca, mas também minimizam o tempo que os trabalhadores de emergência permanecem em ambientes potencialmente perigosos. Com a crescente demanda por soluções tecnológicas em resposta a desastres, os próximos passos incluem o fortalecimento do financiamento para aprimorar ainda mais esta tecnologia, buscando um impacto duradouro na indústria.
Fonte: (Robohub – Robótica & Automação)