
Boston, EUA — InkDesign News — O Robotics Summit & Expo 2024, realizado no Boston Convention and Exhibition Center, reuniu mais de 5.000 desenvolvedores dedicados à criação de robôs para diversos setores, incluindo aeroespacial, defesa, saúde, logística e manufatura, entre os dias de sua realização.
Tecnologia aplicada
Um dos focos principais do evento foi a apresentação do novo robô humanoide Atlas, desenvolvido pela Boston Dynamics sob a direção tecnológica de Aaron Saunders. O Atlas é um robô elétrico avançado, projetado para aplicar capacidades humanoides em ambientes reais, enfrentando desafios técnicos como locomoção autônoma e manipulação precisa de objetos. Paralelamente, James Kuffner, CTO da Symbotic, destacou o desenvolvimento de frotas logísticas inteligentes, que incorporam inteligência artificial avançada para operar em ambientes semi-estruturados, típicos de centros de distribuição.
Desenvolvimento e testes
Os protocolos de desenvolvimento enfatizam a validação através de desempenho em cenários reais, como a operação em armazéns automatizados e testes de interação física segura com humanos. “
Durante esta apresentação, Saunders discutirá os desafios e oportunidades na construção de humanoides para aplicações reais, oferecendo uma visão dos avanços contínuos da Boston Dynamics.”
(“During this presentation, Saunders will discuss the challenges and opportunities of building humanoids for real-world applications, offering a behind-the-scenes look at how Boston Dynamics continues to innovate.”)— Aaron Saunders, CTO, Boston Dynamics
O progresso em aprendizado de máquina e percepção possibilita uma nova geração de robôs confiáveis em ambientes semi-estruturados, abrindo oportunidades para a logística automatizada inteligente.”
(“Progress in machine learning, perception, and computing power has enabled a new generation of robots that can operate reliably in semi-structured environments, creating exciting opportunities.”)— James Kuffner, CTO, Symbotic
Impacto e aplicações
As tecnologias apresentadas proporcionam ganhos operacionais significativos, como automação eficiente em cadeias de suprimentos e manufatura, redução de custos logísticos e incremento na segurança de procedimentos médicos robóticos. Destaca-se também o potencial de escalabilidade e internacionalização dos sistemas robóticos. Sessões paralelas abordaram casos práticos de automação em armazéns, engenharia de sistemas robóticos para manipulação médica, e a adaptação de soluções robóticas para grandes empresas.
O evento proporcionou ainda uma oportunidade para networking e disseminação de insights em workshops e painéis técnicos, consolidando a convergência entre avanços tecnológicos e aplicação industrial. Os próximos passos incluem o aprofundamento em inteligência física para robôs, adoção de sistemas de navegação avançada e aceleração de processos para ampliar a integração de robôs humanoides e autônomos no mercado.
Para mais detalhes sobre o setor, veja também: robotica-automacao.
Fonte: (The Robot Report – Robótica & Automação)