- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Robótica & Automação

Robôs da University of Waterloo tratam diretamente cálculos renais

- Publicidade -
- Publicidade -

Waterloo, Canadá — InkDesign News — Uma equipe internacional de pesquisadores da Universidade de Waterloo está desenvolvendo uma tecnologia inovadora para dissolver cálculos renais utilizando robôs miniaturizados e um braço robótico, com potencial para transformar o tratamento neste domínio.

Tecnologia aplicada

O sistema criado pela equipe consiste em tiras flexíveis e finas, semelhantes a espaguetes, que são equipadas com ímãs e uma enzima chamada urease. O objetivo é mover essas tiras, utilizando um braço robótico, próximo a cálculos de ácido úrico no trato urinário. Uma vez posicionadas, as tiras liberam urease, a qual reduz a acidez da urina circundante, promovendo a dissolução dos cálculos até que se tornem pequenos o suficiente para serem expelidos naturalmente em poucos dias.

Desenvolvimento e testes

Os testes preliminares foram realizados em um modelo tridimensional em tamanho real do trato urinário humano. Os pesquisadores acompanharam a eficácia do tratamento e o controle do sistema, que inclui um ímã motorizado e ultrassonografia em tempo real. Dr. Veronika Magdanz, professora de engenharia de design de sistemas, afirmou:

“Não existe uma boa opção de tratamento disponível para esse tipo de cálculo renal.”
(“There is currently no good treatment method available for this type of kidney stone.”)

— Dr. Veronika Magdanz, Professora, Universidade de Waterloo

Impacto e aplicações

A nova técnica é promissora principalmente para pacientes com formação recorrente de cálculos renais, aqueles que não respondem bem a medicamentos orais ou que não podem se submeter a cirurgias devido a fatores de risco como infecções crônicas. A meta da pesquisa é oferecer uma alternativa eficaz aos métodos de tratamento existentes, onde um tempo de dissolução mais acelerado pode resultar em menos dor para os pacientes. Magdanz acrescentou:

“Esperamos que a dissolução acelerada dos cálculos alivie a dor mais rapidamente e ajude os pacientes a expulsar os cálculos de forma mais eficiente.”
(“We hope accelerated stone dissolution will relieve the pain faster and help patients pass stones quicker.”)

— Dr. Veronika Magdanz, Professora, Universidade de Waterloo

A equipe de pesquisa da Universidade de Waterloo, composta também por Dr. Alfred Yu e Dr. Mir Behrad Khamesee, planeja avançar para estudos com animais de grande porte e continuar aprimorando o sistema de controle, apontando para um futuro promissor no tratamento de cálculos renais.

Fonte: (The Robot Report – Robótica & Automação)

- Publicidade -
- Publicidade -

Tiago F Santiago

Tiago F. Santiago é Analista de Marketing na C2HSolutions, onde, em sua atuação fixa, combina estratégia e tecnologia para impulsionar soluções digitais. Paralelamente, dedica-se como hobby à InkDesign News, contribuindo com a criação de notícias e conteúdos jornalísticos. Apaixonado por programação, ele projeta aplicações web e desenvolve sites sob medida, apoiando-se em sua sólida expertise em infraestrutura de nuvem — dominando Amazon Web Services, Microsoft Azure e Google Cloud — para garantir que cada projeto seja escalável, seguro e de alta performance. Sua versatilidade e experiência técnica permitem-lhe transformar ideias em produtos digitais inovadores.

Artigos relacionados

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

0 Comentários
Mais votado
mais recentes mais antigos
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
- Publicidade -
Botão Voltar ao topo
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
Fechar

Adblock detectado

Olá! Percebemos que você está usando um bloqueador de anúncios. Para manter nosso conteúdo gratuito e de qualidade, contamos com a receita de publicidade.
Por favor, adicione o InkDesign News à lista de permissões do seu adblocker e recarregue a página.
Obrigado pelo seu apoio!