
São Paulo — InkDesign News — A OTSAW, empresa de robótica, firmou um acordo de manutenção com um hospital privado em Cingapura, visando a implementação de veículos guiados automatizados. O desenvolvimento da tecnologia ocorre em um cenário de crescente escassez de profissionais da saúde, previsto para atingir 10 milhões até 2030, segundo o McKinsey Health Institute.
Tecnologia aplicada
O sistema de veículos guiados automatizados da OTSAW tem como propósito otimizar a logística interna dos hospitais. Os robôs são equipados com sensores avançados que permitem navegação autônoma, mapeamento de espaços e gerenciamento de rotas em tempo real. Eles são projetados para realizar tarefas repetitivas, como transporte de materiais e suprimentos, liberando profissionais de saúde para funções críticas diretamente relacionadas ao atendimento ao paciente.
Desenvolvimento e testes
Os protocolos de desenvolvimento da OTSAW incluem rigorosos testes em ambientes hospitalares, focando em métricas como eficiência de transporte, segurança e interação humana. A validação do sistema é realizada em vários cenários, como salas de emergência e unidades de terapia intensiva, permitindo ajustes em tempo real para garantir operações seguras e eficientes. Segundo Ting Ming Ling, fundador da OTSAW:
“Um hospital moderno é uma operação muito complicada… significa que se um departamento falhar, isso pode atrasar o atendimento ao paciente.”
(“A modern U.S. hospital is a very complicated operation… this could delay care for a patient.”)— Ting Ming Ling, Fundador e CEO, OTSAW
Impacto e aplicações
A implementação dos robôs de logística promete reduzir custos operacionais, com um retorno sobre investimento (ROI) observado em até 30 dias. Os clipes estimam uma economia de até US$ 2,6 milhões anualmente em custos operacionais. Além disso, a adoção de robótica cirúrgica vem se expandindo, com esforços significativos para a redução de custos e acessibilidade. Dr. Sudhir Srivastava, fundador da SS Innovations, salientou:
“A nova concorrência levará a uma redução de custos, facilitando a implementação de sistemas robóticos cirúrgicos.”
(“The new competition is going to bring down costs, making surgical robotic systems easier to deploy.”)— Dr. Sudhir Srivastava, Fundador e CEO, SS Innovations International Inc.
À medida que a tecnologia avança, as perspectivas para a indústria de robótica na saúde são promissoras. O foco na automação não apenas melhora a eficiência operacional, mas também potencializa a experiência do paciente ao permitir que profissionais se concentrem mais nas interações humanas.
Fonte: (The Robot Report – Robótica & Automação)