
Zurique — InkDesign News — A empresa suíça ANYbotics desenvolve e implanta o robô quadrúpede ANYmal, utilizado em setores industriais como petróleo, gás, nuclear e químico, trazendo avanços na automação e monitoramento autônomo.
Tecnologia aplicada
O robô ANYmal é equipado com múltiplos sensores que incluem câmeras 3D, LIDAR e sensores térmicos, garantindo a percepção precisa do ambiente industrial. Com autonomia para patrulhar e inspecionar áreas complexas, seus algoritmos de controle possibilitam navegação robusta em terrenos irregulares e riscos elevados. O robô opera com uma resposta rápida a mudanças inesperadas no ambiente, otimizando a identificação de falhas e anomalias.
Desenvolvimento e testes
Segundo Benjamin Mottis, Engenheiro Robótico responsável pela pesquisa e desenvolvimento em ANYbotics, o ANYmal passou por extensos testes em ambientes industriais reais, com milhares de ciclos de operação contínua para validar resistência e precisão. “Nós especializamos o treinamento do ANYmal para clientes em setores como petróleo & gás, nuclear, metais e químicos, para garantir que o robô responda adequadamente em condições adversas.”
(“We specialize in deploying ANYmal and training customers across all ANYbotics verticals (Oil & Gas, Nuclear, Metals, Chemicals, etc.) to ensure the robot responds adequately in adverse conditions.”)
“Desde 2024, atuo expandindo a comunidade global de pesquisa ANYmal e auxiliando pesquisadores líderes mundiais a avançar os limites da robótica com ANYmal.”
(“Since 2024, I have been working on expanding the ANYmal Research Community and helping world-leading researchers push the boundaries of robotics with ANYmal.”)— Benjamin Mottis, Engenheiro Robótico, ANYbotics
Impacto e aplicações
A aplicação do ANYmal promove uma significativa redução de riscos operacionais ao substituir humanos em inspeções perigosas e repetitivas, além de aumentar a frequência e qualidade do monitoramento industrial. O robô é capaz de realizar inspeções autônomas e detalhadas, contribuindo para a manutenção preditiva e evitando paradas não programadas. Os próximos passos envolvem a expansão da comunidade de pesquisa para aprimorar ainda mais os algoritmos de navegação e autonomia do robô, ampliando sua aplicação em diversos setores industriais.
Para mais informações sobre robótica e automação, acesse a tag robótica e automação.
Fonte: (Robohub – Robótica & Automação)