
Milpitas, EUA — InkDesign News — A RoboForce Inc. apresentou recentemente o Titan, um manipulador móvel baseado em inteligência artificial, projetado para aplicações industriais exigentes em ambientes externos. O lançamento ocorreu na última semana e foi acompanhado pelo anúncio de um aporte de US$ 5 milhões de investidores.
Tecnologia aplicada
O Titan emprega uma combinação de inteligência de domínio, otimização rigorosa de hardware e inteligência artificial, além de um design altamente modular. Segundo a RoboForce, o robô se destaca pela força, precisão, eficiência e capacidade de aprendizado contínuo, permitindo operações em diversos domínios industriais. Com cinco operações primárias — pegar, colocar, pressionar, torcer e conectar — o Titan é capaz de executar tarefas essenciais em ambientes industriais, alcançando uma precisão de 1 mm e suportando uma carga útil de até 40 kg.
Desenvolvimento e testes
A RoboForce está focada em garantir que o Titan atenda a padrões rigorosos de desempenho. A empresa realizará uma série de testes em cenários reais durante 2025, com protocolos que avaliarão a precisão de manipulação, a eficiência operacional e a durabilidade das operações. “Estamos animados com o lançamento oficial do Titan, que é apenas o começo; em breve compartilharemos mais avanços”, afirmou Leo Ma, fundador e CEO da RoboForce.
“Estamos animados com o lançamento oficial do Titan, que é apenas o começo; em breve compartilharemos mais avanços”
(“We’re excited about the official launch of Titan, which is just the beginning; we’re excited to share more breakthroughs in the near future.”)— Leo Ma, CEO, RoboForce
Impacto e aplicações
O Titan promete oferecer benefícios operacionais significativos, especialmente nas indústrias de energia solar, aeroespacial, manufatura e mineração, onde as condições de trabalho são frequentemente perigosas. A implementação de robôs como o Titan pode reduzir os riscos associados a trabalhos em condições adversas, elevando a segurança dos trabalhadores e melhorando a eficiência das operações. Além disso, a RoboForce projeta um retorno sobre investimento estimado que pode transformar o setor industrial ao substituir tarefas repetitivas e perigosas.
“Estamos desenvolvendo sistemas Robo-Labor avançados que elevarão os humanos além das tarefas monótonas, sujas e perigosas”
(“We’re pioneering the world’s most advanced Robo-Labor systems to elevate humans beyond dull, dirty, and dangerous work.”)— RoboForce
Com essa nova injeção de capital, a RoboForce está se preparando para expandir sua sede no Vale do Silício, o que permitirá avanços adicionais no desenvolvimento e testes de tecnologia robótica. A empresa planeja uma série de pilotos para validar a eficácia do Titan em operações reais durante o próximo ano.
Fonte: (The Robot Report – Robótica & Automação)