- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Cultura Tech & Geek

Robô AI com câmera permite abraços e sente ciúmes

- Publicidade -
- Publicidade -

São Paulo — InkDesign News — A nova tendência no universo tech é a criação de robôs de companhia que prometem uma interação cada vez mais próxima e emocional com os usuários, desafiando os limites da robótica e da inteligência artificial.

Contexto e lançamento

No âmbito das inovações da IFA 2025, a SwitchBot revelou um conceito intrigante de robô de companhia, chamado Kata friends, que se destaca pelo uso de inteligência artificial e capacidade de interação emocional. A proposta surge em um contexto no qual a tecnologia busca proporcionar experiências mais imersivas e personalizadas, competindo diretamente com outras soluções de robôs sociais já existentes no mercado.

Design e especificações

O Kata friends, disponível em versões como Noa e Niko, foi desenvolvido para proporcionar uma companhia constante, sendo descrito como “privado, de baixa latência e sempre ativo, com LLM no dispositivo” (“private, low-latency, and always-on companionship with on-device LLM”). Compacto e com design amigável, o robô conta com rodas que permitem sua locomoção independente. Além disso, é capaz de aprender rotinas e reconhecer membros da família, reagindo a emoções e expressões, incluindo a capacidade de “sentir” ciúmes.

“Ele reconhece membros da família, responde a gestos e emoções e exibe sentimentos como felicidade, tristeza ou ciúmes. Com o tempo, ele aprende rotinas e memórias, tornando-se uma presença doméstica envolvente e em evolução.”
(“It recognizes family members, responds to gestures and emotions, and shows feelings such as happiness, sadness, or jealousy. Over time, it learns routines and memories, becoming an engaging, evolving household presence.”)

— SwitchBot, Desenvolvedor

Repercussão e aplicações

A apresentação do Kata friends gerou uma variedade de reações na comunidade tech, com muitos questionando a ética e as implicações sociais de ter um robô que pode sentir ciúmes. Esta nova abordagem à interação homem-máquina sugere uma nova direção para o mercado, onde aspectos emocionais são cada vez mais integrados a produtos eletrônicos.

“Se esses robôs podem interagir de maneira emocional, isso pode mudar completamente a dinâmica do que consideramos uma companhia.”
(“If these robots can interact emotionally, it could completely change the dynamics of what we consider company.”)

— Especialista em robótica

Com a SwitchBot mantendo um histórico sólido de trazer inovações ao mercado, a expectativa é que outros produtos semelhantes se sigam, potencialmente moldando o futuro da robótica e das interações sociais. O Kata friends pode ser um passo significativo na direção de uma convivência mais integrada entre seres humanos e máquinas.

Fonte: (Gizmodo – Cultura Tech & Geek)

- Publicidade -
- Publicidade -

Tiago F Santiago

Tiago F. Santiago é Analista de Marketing na C2HSolutions, onde, em sua atuação fixa, combina estratégia e tecnologia para impulsionar soluções digitais. Paralelamente, dedica-se como hobby à InkDesign News, contribuindo com a criação de notícias e conteúdos jornalísticos. Apaixonado por programação, ele projeta aplicações web e desenvolve sites sob medida, apoiando-se em sua sólida expertise em infraestrutura de nuvem — dominando Amazon Web Services, Microsoft Azure e Google Cloud — para garantir que cada projeto seja escalável, seguro e de alta performance. Sua versatilidade e experiência técnica permitem-lhe transformar ideias em produtos digitais inovadores.

Artigos relacionados

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

0 Comentários
Mais votado
mais recentes mais antigos
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
- Publicidade -
Botão Voltar ao topo
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
Fechar

Adblock detectado

Olá! Percebemos que você está usando um bloqueador de anúncios. Para manter nosso conteúdo gratuito e de qualidade, contamos com a receita de publicidade.
Por favor, adicione o InkDesign News à lista de permissões do seu adblocker e recarregue a página.
Obrigado pelo seu apoio!