
São Paulo — InkDesign News — O Roblox lançou APIs de Comércio, permitindo que criadores vendam mercadorias físicas diretamente em suas experiências e jogos, expandindo suas operações de e-commerce e omnichannel.
Lançamento
Com a implementação das novas APIs, criadores agora podem gerar receita de forma inédita, além de vendas de bens virtuais ou taxas de acesso. A plataforma começou a testar essa capacidade em experiências de marca em meados de 2024, antes de anunciar a parceria com a Shopify.
Integração
A integração permitirá a compra de produtos físicos em experiências voltadas para todas as idades, com foco em usuários dos EUA com 13 anos ou mais. Haverá um aumento na quantidade de parceiros e na expansão do recurso para outros mercados. Por exemplo, a marca de beleza Fenty está programada para lançar uma experiência disponível para compra dentro do Roblox.
Performance
Os criadores elegíveis e marcas podem também agrupar compras físicas com itens digitais. Um case de sucesso é o da Twin Atlas, que, ao usar as APIs de Comércio, gerou uma receita de seis dígitos nas primeiras semanas, com cerca de 90% dos pedidos realizados através da integração in-game.
Nossa visão para o futuro das compras é uma experiência mais emocionante e social do que a tradicional experiência de compras online.
(“Our vision for the future of shopping is an experience that’s more exciting and social than the traditional online shopping experience.”)— Roblox
Além disso, o programa de Merchandiser Aprovado (AMP) conecta compras de lojas reais a itens de avatar no Roblox. Produtos com um selo de autenticidade incluirão um código para um item digital, criando novas dinâmicas de engajamento. Essa estratégia reflete uma tentativa de aumentar o GMV (Gross Merchandise Value) e melhorar a experiência do cliente.
Os próximos passos para o Roblox incluem uma ampliação da integração e novos parceiros, visando aprimorar ainda mais a experiência de compras tanto virtuais quanto físicas.
Fonte: (TechCrunch – Commerce & Retail Tech)