- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Machine learning & AI

RNN anima partidas de futebol mais que humanos na China

- Publicidade -
- Publicidade -

China está se destacando no desenvolvimento de tecnologias de machine learning e inteligência artificial, especialmente em competições esportivas, como evidenciado pela recente RoBoLeague, onde equipes de robôs autônomos participaram de jogos de futebol.

Contexto da pesquisa

As instituições de ensino superior na China estão explorando o potencial do machine learning em robótica. A competição inaugural, realizada em Pequim, foi uma oportunidade para testar a eficiência de algoritmos que permitem que robôs joguem futebol de forma independente, contribuindo para a evolução das tecnologias de IA.

Método proposto

Os robôs T1 da Booster Robotics foram utilizados em jogos 3 contra 3, operando de forma totalmente autônoma. Essa abordagem se baseou em algoritmos de deep learning para a percepção e tomada de decisões. Em específico, os robôs utilizaram técnicas de rede neural convolucional (CNN) para identificar a bola e mapear o campo, permitindo uma navegação ágil e responsiva.

Resultados e impacto

Os resultados foram animadores, com as equipes desenvolvendo suas próprias estratégias de jogo, abordando variáveis como velocidade e força. Durante a competição, a equipe de robótica da Universidade Tsinghua venceu a equipe da Universidade Agrícola da China, marcando 5 a 3. Cheng Hao, CEO da Booster Robotics, destacou que “as competições esportivas oferecem um terreno ideal para testes de robôs humanoides” (“sports competitions offer the ideal testing ground for humanoid robots”) — Cheng Hao, CEO, Booster Robotics.

Esses eventos não apenas testam o desempenho dos robôs, mas também ajudam a desenvolver a confiança do público na interação entre humanos e máquinas, um passo crucial para futuras aplicações da robótica em situações mais complexas.

As próximas etapas incluem o aprimoramento contínuo dos algoritmos, visando a segurança e a eficácia nas interações humano-robô, permitindo que robôs joguem futebol não apenas contra outros robôs, mas também com e contra humanos.

Fonte: (TechXplore – Machine Learning & AI)

- Publicidade -
- Publicidade -

Tiago F Santiago

Tiago F. Santiago é Analista de Marketing na C2HSolutions, onde, em sua atuação fixa, combina estratégia e tecnologia para impulsionar soluções digitais. Paralelamente, dedica-se como hobby à InkDesign News, contribuindo com a criação de notícias e conteúdos jornalísticos. Apaixonado por programação, ele projeta aplicações web e desenvolve sites sob medida, apoiando-se em sua sólida expertise em infraestrutura de nuvem — dominando Amazon Web Services, Microsoft Azure e Google Cloud — para garantir que cada projeto seja escalável, seguro e de alta performance. Sua versatilidade e experiência técnica permitem-lhe transformar ideias em produtos digitais inovadores.

Artigos relacionados

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

0 Comentários
Mais votado
mais recentes mais antigos
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
- Publicidade -
Botão Voltar ao topo
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
Fechar

Adblock detectado

Olá! Percebemos que você está usando um bloqueador de anúncios. Para manter nosso conteúdo gratuito e de qualidade, contamos com a receita de publicidade.
Por favor, adicione o InkDesign News à lista de permissões do seu adblocker e recarregue a página.
Obrigado pelo seu apoio!