
Ohio — InkDesign News — A Rivian, fabricante de veículos elétricos (EV), entrou com um processo judicial no estado para poder vender seus produtos diretamente aos consumidores, destacando o conflito com a poderosa lobby de concessionárias automotivas.
Autonomia e bateria
A Rivian, que atualmente já vende EVs diretamente em 25 estados e no Distrito de Columbia, alega que a proibição de Ohio prejudica os consumidores ao reduzir a competição e aumentar os custos. A empresa reivindica a capacidade de vender diretamente, algo que já é permitido para a Tesla no estado desde 2013. A Rivian sustentou que “a proibição do estado ao modelo de vendas diretas da Rivian é extremamente irracional: reduz a competitividade, diminui as opções para o consumidor e aumenta os custos e a inconveniência — tudo isso prejudicando os consumidores — sem qualquer benefício contraposto” (
A proibição do estado ao modelo de vendas diretas da Rivian é extremamente irracional: reduz a competitividade, diminui as opções para o consumidor e aumenta os custos e a inconveniência — tudo isso prejudicando os consumidores — sem qualquer benefício contraposto.
(“Ohio’s prohibition of Rivian’s direct-sales-only business model is irrational in the extreme: it reduces competition, decreases consumer choice, and drives up consumer costs and inconvenience — all of which harm consumers — with literally no countervailing benefit.”)— Advogados da Rivian
).
Infraestrutura de recarga
A Rivian detalhou que seus clientes em Ohio têm que adquirir veículos de outros estados onde as vendas diretas são permitidas e, após a compra, os carros são transportados para centros de serviço dentro de Ohio. Essa dificuldade pode levar a um processo de compra mais longo e com custos adicionais, dependendo da distância e do transporte. Um dos objetivos da Rivian é melhorar o acesso e a conveniência para os consumidores, aproveitando a crescente rede de infraestrutura de recarga com as tecnologias de carga rápida.
A escolha do consumidor é um princípio fundamental da economia americana. A proibição arcaica de Ohio contra a venda direta de veículos é inconstitucional, irracional e prejudica os habitantes de Ohio ao reduzir a competição e as opções e aumentar os custos e a inconveniência.
(“Consumer choice is a bedrock principle of America’s economy. Ohio’s archaic prohibition against the direct-sales of vehicles is unconstitutional, irrational, and harms Ohioans by reducing competition and choice and driving up costs and inconvenience.”)— Mike Callahan, Diretor Administrativo da Rivian
Tecnologia autônoma
Historicamente, a Rivian já conquistou vitórias em questões de vendas diretas, como ocorreu em 2021 no Illinois, onde recebeu licença para vender EVs. O desafio contínuo destaca a luta entre novos fabricantes e as associações de concessionárias que buscam preservar seus interesses. A Rivian espera que seu processo em Ohio, semelhante ao que a Lucid Motors enfrenta em Texas, resulte em uma mudança favorável na legislação, tornando o cenário de vendas de EVs mais competitivo e acessível.
Com essas batalhas judiciais, espera-se que novas inovações e melhorias na mobilidade elétrica sejam implementadas nos próximos anos, aumentando ainda mais a adoção de veículos elétricos e a transformação do setor automotivo.
Fonte: (TechCrunch – Mobilidade & EVs)