
São Paulo — InkDesign News — O presidente da Federação Paulista de Futebol (FPF), Reinaldo Carneiro Bastos, anunciou neste sábado (17) sua candidatura à presidência da CBF. O pleito para eleger o novo presidente da entidade está marcado para o próximo dia 25 de maio.
Desenvolvimento do jogo
Reinaldo Carneiro Bastos declarou ter o apoio de um “grande número de Federações e Clubes das Séries A e B”. Em um programa de esportes veiculado em 15 de dezembro de 2024, ele já havia comentado sobre a instabilidade no futebol brasileiro, mencionando: “A CBF também é atingida por essa instabilidade, por esses desmandos anteriores e por essa dificuldade que a gente vive.” (Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da FPF, CNN Esportes S/A).
Destaques e estatísticas
As regras eleitorais da CBF estabelecem que os candidatos e seus vices precisam de no mínimo oito apoios do colégio eleitoral: quatro de federações e quatro de clubes, a fim de estarem aptos a concorrer. Este colégio eleitoral inclui 27 federações estaduais, 20 clubes da Série A e 20 clubes da Série B. Além disso, as federações possuem peso 3, os clubes da Série A possuem peso 2, e os clubes da Série B possuem peso 1.
Repercussão e próximos passos
A recente aprovação de uma alteração no estatuto, que permite um terceiro mandato ao atual presidente, Ednaldo Rodrigues, levantou polêmicas. “Como é que nós vamos fazer uma eleição sem saber se esse estatuto vale e se o mandato dele está validado?” (Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da FPF, CNN Esportes S/A). Essa mudança possibilita que Ednaldo permaneça no cargo até 2034, um fator que gera questionamentos sobre a legitimidade das eleições programadas.
A candidatura de Reinaldo é entendida como um esforço de revitalização de uma entidade que vem enfrentando desafios significativos nos últimos anos, evidenciada por escândalos e disputas judiciais. O impacto de sua eleição pode representar um novo marco para a CBF, buscando reestabelecer a credibilidade no futebol brasileiro e resgatar a seleção nacional das dificuldades enfrentadas.
Fonte: (CNN Brasil – Esportes)