
São Paulo — InkDesign News — A adoção de soluções de inteligência artificial (IA) no setor corporativo americano está enfrentando um estagnação, conforme indicado por dados da fintech Ramp, refletindo desafios na implementação e eficiência desses produtos.
Funcionalidades
O AI Index da Ramp, que analisa a taxa de adoção de produtos de IA nos negócios dos EUA, mostra que este índice se estabilizou em 41% em maio, após quase dez meses de crescimento contínuo. O levantamento destaca que 49% das grandes empresas e 44% das médias já utilizam IA em alguma capacidade. Em contrapartida, apenas 37% das pequenas empresas adotaram a tecnologia até o momento.
“A adoção de IA pelos negócios está começando a encontrar limites para o que a tecnologia pode oferecer atualmente.”
— Fonte não mencionada
Implementação
É importante observar que o AI Index não é um parâmetro perfeito, considerando que se baseia em dados de gastos corporativos de aproximadamente 30.000 empresas. Isso significa que pode não capturar gastos alocados em outros centros de custo. A realidade da implementação de IA é mais complexa do que dados podem sugerir.
“Klarna foi forçada a recontratar alguns funcionários após a redução do quadro de apoio, que resultou em ‘qualidade inferior’ no atendimento ao cliente.”
— Klarna, Porta-voz
ROI
Um estudo da S&P Global revelou que a taxa de empresas que abandonaram a maioria de seus projetos pilotos de IA generativa subiu para 42%, um aumento drástico em relação aos 17% registrados no ano passado. Isso sugere que, apesar da expectativa inicial de ganhos de produtividade, a realidade da implementação tem mostrado ser desafiadora, o que levanta questões sobre o retorno sobre o investimento (ROI).
Com a adoção de tecnologia de IA em um cenário competitivo, é crucial que as empresas que buscam adotar essas soluções sejam transparentes sobre os objetivos e expectativas. O futuro da implementação de IA pode depender de uma compreensão mais profunda das suas limitações e do compromisso contínuo com o treinamento e suporte das equipes envolvidas.
À medida que o mercado corporativo caminha em direção a uma adoção mais estratégica da IA, as lições aprendidas durante este período de estagnação podem moldar as práticas futuras e guiar a inovação no setor.
Fonte: (TechCrunch – Enterprise Tech)