- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Robótica & Automação

QPT lança testbed para motores de robôs colaborativos

- Publicidade -
- Publicidade -

São Paulo — InkDesign News — A QPT anunciou o MicroDyno, uma plataforma de teste de motor de baixa tensão que demonstra o desempenho de acionamentos de motor à base de nitreto de gálio (GaN) em robôs colaborativos, no último mês.

Tecnologia aplicada

O MicroDyno opera com frequências de comutação de 1 MHz e integra um filtro compacto, fornecendo uma tensão senoidal verdadeira aos motores. O sistema permite uma correção dinâmica do torque de cosseno e ripple, além de uma alta sensibilidade sensorial interna. Esta abordagem elimina a necessidade de sensores externos caros ou codificadores, reduzindo custos e melhorando o desempenho em comparação com sistemas baseados em PWM padrão.

Desenvolvimento e testes

A plataforma foi projetada para demonstrar um controle e uma eficiência melhores, utilizando tecnologia avançada de controle de sinais. As métricas de desempenho incluem a através do controle de torque e vibrações, permitindo um monitoramento avançado e manutenção preditiva. Esta tecnologia, conforme declarado, é capaz de gerar sinais em frequência de 1 MHz com uma precisão de picosegundos, resultando em movimento suave e controle preciso.

“Essa tecnologia transformará o desempenho de robôs colaborativos e a robótica em geral, melhorando a precisão sem a necessidade de sensores caros”
(“This technology will transform the performance of collaborative robots and robotics in general, improving accuracy without the need for expensive sensors.”)

— Nome, Cargo, Empresa

Impacto e aplicações

O MicroDyno reduz os custos de sistema e desenvolvimento, eliminando a necessidade de cabos blindados caros e simplificando a conformidade eletromagnética (EMC). Isso se traduz em maior duração de motor e a possibilidade de se alcançar performance superior utilizando motores mais econômicos. A tecnologia de filtragem compacta e leve possibilita a integração dos acionamentos sempre mais próximos dos motores nos articulações robóticas. Além disso, o sistema estabelece as bases para processamento de AI local para otimizar o desempenho de cada motor e uma solução baseada em nuvem para monitorar e otimizar sistemas de motores elétricos em larga escala.

“O MicroDyno demonstra a arquitetura da QPT e é escalável até sistemas de 800V, possibilitando um desempenho otimizado em uma faixa amplificada”
(“MicroDyno demonstrates QPT’s architecture and is scalable to 800V systems, enabling optimized performance across an amplified range.”)

— Nome, Cargo, Empresa

Os próximos passos incluem a pesquisa e desenvolvimento contínuos para aprimorar ainda mais as capacidades do MicroDyno, prevendo uma aplicação mais abrangente no setor de robótica e automação.

Fonte: (The Robot Report – Robótica & Automação)

- Publicidade -
- Publicidade -

Tiago F Santiago

Tiago F. Santiago é Analista de Marketing na C2HSolutions, onde, em sua atuação fixa, combina estratégia e tecnologia para impulsionar soluções digitais. Paralelamente, dedica-se como hobby à InkDesign News, contribuindo com a criação de notícias e conteúdos jornalísticos. Apaixonado por programação, ele projeta aplicações web e desenvolve sites sob medida, apoiando-se em sua sólida expertise em infraestrutura de nuvem — dominando Amazon Web Services, Microsoft Azure e Google Cloud — para garantir que cada projeto seja escalável, seguro e de alta performance. Sua versatilidade e experiência técnica permitem-lhe transformar ideias em produtos digitais inovadores.

Artigos relacionados

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

0 Comentários
Mais votado
mais recentes mais antigos
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
- Publicidade -
Botão Voltar ao topo
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
Fechar

Adblock detectado

Olá! Percebemos que você está usando um bloqueador de anúncios. Para manter nosso conteúdo gratuito e de qualidade, contamos com a receita de publicidade.
Por favor, adicione o InkDesign News à lista de permissões do seu adblocker e recarregue a página.
Obrigado pelo seu apoio!