
São Paulo — InkDesign News — A cultura geek e os games estão em constante evolução, trazendo novas mecânicas e experiências de jogo. O recente vazamento de gameplay de Prey 2 e as discussões sobre o futuro de títulos como Clair Obscur: Expedition 33 e Stellar Blade 2 ressaltam a dinâmica e os desafios da indústria.
Lançamento e features
O jogo Prey 2, sequência do título de 2006, prometia uma experiência imersiva como caçador de recompensas em uma cidade alienígena. O E3 2011 apresentou uma demonstração jogável que gerou grande expectativa, destacando mecânicas como parkour e um sistema de moralidade que punia jogadores por ações caóticas.
O estúdio Arkane posteriormente reiniciou o projeto, resultando no lançamento de um reboot em 2017. O jogo, inicialmente planejado para 2012, foi cancelado sem uma justificativa clara de Bethesda. “O que mais surpreendeu foi que Bethesda nunca forneceu razões claras para a razão pela qual o projeto foi repentinamente encerrado” (What was most surprising of all was that Bethesda never provided clear reasons for why the project was suddenly scuttled).
Além disso, o estúdio Gearbox enfrentou desafios na criação da série Borderlands, que inicialmente se assemelhava a um “knock-off” de Fallout 3. A mudança de arte, realizada por uma equipe reduzida em um curto intervalo, foi crucial para o sucesso da série.
Recepção e audiência
Após o lançamento do reboot de Prey, a nova abordagem em termos de design e jogabilidade atraiu novos players, contribuindo significativamente para o crescimento da audiência da franquia. O original Prey 2 continua sendo um tópico de interesse entre os fãs, com o recente vazamento de vídeos reavivando a nostalgia e o potencial que o título tinha.
“A toda convenção estava vibrando sobre o quão legal era e como estavamos empolgados para isso”
(“The whole con was buzzing about how cool it was and how hype we were for it”).— Usuário Reddit
Estima-se que Borderlands tenha vendido milhões de cópias em suas diversas versões, consolidando-se como um dos pilares em sua categoria.
Tendências e mercado
O estúdio Sandfall Interactive não confirmou se Clair Obscur: Expedition 33 chegará ao Switch 2, mas mencionou que “tem algumas possibilidades que irão explorar” (we have some possibilities that we will explore). A resposta à expectativa dos usuários destaca o foco dos desenvolvedores no lançamento de jogos que se adequem ao novo hardware, esperando que outros estúdios sigam a tendência.
A indústria se coloca em uma fase de experimentação e adaptação, onde títulos como Stellar Blade 2 também já estão em desenvolvimento, prometendo expandir o universo e as mecânicas já apreciadas pelos jogadores. “Atualmente estamos desenvolvendo uma sequência para ‘Stellar Blade’” (We are currently developing a sequel to ‘Stellar Blade’).
Eventos como a próxima E3 e conferências de tecnologia continuam a moldar o futuro dos jogos, enquanto DLCs e atualizações prometem manter os fãs engajados e a indústrias em crescimento.
Fonte: (Kotaku – Cultura Tech & Geek)