
São Paulo — InkDesign News — Recentemente, a comunidade Pokémon foi agitada por alegações de que uma arte de fã de Ho-Oh foi furtivamente utilizada na nova expansão do jogo Pokémon TCG Pocket. A questão levanta preocupações sobre originalidade e direitos autorais na cultura geek.
Lançamento e features
A nova coleção Wisdom of Sea and Sky do Pokémon TCG Pocket está programada para ser lançada amanhã. Segundo reportagens, um usuário no X, identificado como lanjiujiu, notou semelhanças marcantes entre sua própria arte de Ho-Oh e a imagem de uma carta que será incluída na nova coleção. “É inegável que as duas imagens são muito semelhantes” (“The similarity between the two pieces of art is striking”) — The Gamer.
Recepção e audiência
Os jogos da franquia Pokémon, que alcançam milhões de jogadores globalmente, continuam a gerar um alto volume de interação nas redes sociais. A controvérsia atual sobre a possível apropriação de arte vem à tona em um momento em que o jogo está crescendo constantemente, atraindo novos jogadores e solidificando o engajamento entre os fãs existentes.
Tendências e mercado
A indústria de jogos e cultura geek está em constante evolução, com preocupações sobre plágio e originalidade se tornando mais proeminentes. A interação entre criadores e empresas, como no caso de lanjiujiu, destaca a necessidade de diálogo sobre propriedade intelectual. O artista da carta Ho-Oh, Sie Nanahara, já é conhecido por suas contribuições notáveis em diversas expansões de TCG, como a carta Hisuian Zoroark VSTAR da coleção Crown Zenith e Ninetails de Obsidian Flames.
Conforme a situação se desenrola, tanto Nanahara quanto a The Pokémon Company foram contatados em busca de esclarecimentos, visando responder questões sobre a autenticidade da arte e a "desconexão" percebida entre a arte vazada e a final, levantando evidências sobre como a indústria lida com questões de autoria e transparência nessa nova era digital.
À medida que nos aproximamos do lançamento da nova coleção e as respostas sobre esta controvérsia surgem, a indústria de games e cultura geek poderá ser impactada na forma como gerenciamos a propriedade intelectual e as interações criativas entre fãs e desenvolvedores.
Fonte: (Kotaku – Cultura Tech & Geek)