- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Design

Pocket Scion transforma plantas em instrumentos musicais

- Publicidade -
- Publicidade -

São Paulo — InkDesign News — A inovação no design contemporâneo abre espaço para experiências sensoriais únicas, como o Pocket Scion, um instrumento musical que se conecta a organismos vivos e transforma seus sinais biológicos em paisagens sonoras, mesclando tecnologia e natureza.

Design de produto

O Pocket Scion, fruto da colaboração entre a Modern Biology e a INSTRUO, destaca-se por seu design compacto e acessível, com um sensor circular que captura sinais bioelétricos de plantas e outros organismos. A interface apresenta padrões orgânicos que evocam tanto a natureza quanto a estética de circuitos eletrônicos. A abordagem visual equilibra sofisticação e simplicidade, tornando o dispositivo convidativo a usuários de diferentes níveis de experiência.

Inovação e materiais

No coração do Pocket Scion está o conceito de biosonificação, que traduz dados biofísicos em sons. “O dispositivo possibilita a interação com um mundo musical que vai além da caixas sonoras convencionais, permitindo que elementos da natureza se tornem colaboradores na criação musical” (

“The device allows interaction with a musical world that transcends conventional sound boxes, enabling elements of nature to become collaborators in music creation”
(“O dispositivo possibilita a interação com um mundo musical que vai além da caixas sonoras convencionais, permitindo que elementos da natureza se tornem colaboradores na criação musical”)

— Designer, Modern Biology

).

O Pocket Scion é equipado com quatro instrumentos digitais que respondem a diferentes tipos de entrada biológica, proporcionando uma rica paleta sonora. As funções de MIDI e Open Sound Control ampliam suas capacidades, integrando-o a sistemas maiores de produção musical.

Sustentabilidade e impacto

Além de sua funcionalidade, o Pocket Scion propõe uma forma de educação e conscientização ambiental. O design portátil e à bateria permite que artistas e curiosos experimentem com organismos em diferentes ambientes, desde jardins até florestas, celebrando a diversidade biológica e promovendo a exploração sustentável. “Através do instrumento, é possível transformar a curiosidade científica em uma exploração musical sem limitações técnicas” (

“Through the instrument, it is possible to transform scientific curiosity into musical exploration without technical limitations”
(“Através do instrumento, é possível transformar a curiosidade científica em uma exploração musical sem limitações técnicas”)

— Designer, INSTRUO

).

O Pocket Scion reflete uma tendência crescente de produtos que buscam integrar a tecnologia ao meio ambiente, estimulando a interação e o envolvimento com a natureza de maneira inovadora.

À medida que a busca por experiências autênticas se intensifica, espera-se que outros lançamentos no horizonte sigam esse caminho de fusão entre arte, ciência e natureza.

Fonte: (yankodesign – Design)

- Publicidade -
- Publicidade -

Tiago F Santiago

Tiago F. Santiago é Analista de Marketing na C2HSolutions, onde, em sua atuação fixa, combina estratégia e tecnologia para impulsionar soluções digitais. Paralelamente, dedica-se como hobby à InkDesign News, contribuindo com a criação de notícias e conteúdos jornalísticos. Apaixonado por programação, ele projeta aplicações web e desenvolve sites sob medida, apoiando-se em sua sólida expertise em infraestrutura de nuvem — dominando Amazon Web Services, Microsoft Azure e Google Cloud — para garantir que cada projeto seja escalável, seguro e de alta performance. Sua versatilidade e experiência técnica permitem-lhe transformar ideias em produtos digitais inovadores.

Artigos relacionados

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

0 Comentários
Mais votado
mais recentes mais antigos
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
- Publicidade -
Botão Voltar ao topo
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
Fechar

Adblock detectado

Olá! Percebemos que você está usando um bloqueador de anúncios. Para manter nosso conteúdo gratuito e de qualidade, contamos com a receita de publicidade.
Por favor, adicione o InkDesign News à lista de permissões do seu adblocker e recarregue a página.
Obrigado pelo seu apoio!