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Cultura Tech & Geek

PlayStation lança fight stick wireless para PS5 e PC

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São Paulo — InkDesign News — Em um momento marcado por novas dinâmicas no universo dos games, a Sony procura reafirmar sua posição com o lançamento do “Project Defiant”, seu primeiro controle de luta sem fio, em um mercado cada vez mais competitivo, especialmente com o advento do Switch 2.

Contexto e lançamento

A Sony encontrou um mercado fervilhante com o lançamento do Switch 2, que recentemente chamou a atenção de muitos gamers. Para contrabalançar essa nova tendência e recuperar parte do foco, a PlayStation anunciou a criação do “Project Defiant”. Este controle de luta é um ótimo exemplo da contínua evolução dos periféricos de jogos, que buscam atender um público cada vez mais exigente e familiarizado com a tecnologia. Historicamente, a Sony tem se destacado no segmento de consoles e acessórios, com lançamentos impactantes como o DualShock e o DualSense, que estabeleceram novos padrões de interação no segmento.

Design e especificações

O “Project Defiant” apresenta um design focado em jogadores de jogos de luta, incorporando um layout que lembra o do DualSense. Uma especificação notável é o sistema de portos para trocas de gates de restrição, que permite ao usuário personalizar sua experiência com diferentes formatos: quadrado, círculo e octágono. Os botões são acionados por interruptores mecânicos, prometendo uma resposta tátil superior.

Adicionalmente, o controle possui funções de touchpad e uma estrutura de conectividade que utiliza o PlayStation Link, visando uma conexão de baixa latência, exigindo um dongle USB específico para operação. Entretanto, também oferece a possibilidade de conexão via USB-C, aumentando sua versatilidade em relação a diferentes dispositivos. O controle virá acompanhado de uma case para transporte, uma atenção a mais ao usuário que leva seu equipamento a competições ou eventos.

Repercussão e aplicações

Desde seu anúncio, o “Project Defiant” gerou expectativas dentro da comunidade gamer, com discussões acirradas sobre seu design e funcionalidade. “Estamos ansiosos para que este controle de luta eleve a experiência dos jogadores”, afirma um representante da Sony.

A nova proposta busca inovar na maneira como os jogadores interagem com os jogos de luta.
(“The new proposal aims to innovate the way players interact with fighting games.”)

— Representante, Sony Interactive Entertainment

Com o lançamento previsto para 2026, os gamers já especulam como a novidade impactará no ambiente competitivo dos eSports, especialmente nas modalidades de jogos de luta, que exigem precisão e resposta rápida.

Com as movimentações recentes no setor, é possível que a Sony lance novos produtos ou atualizações que também visem a comunidade de gamers, solidificando sua posição em um mercado cada vez mais desafiador.

Fonte: (Gizmodo – Cultura Tech & Geek)

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Tiago F Santiago

Tiago F. Santiago é Analista de Marketing na C2HSolutions, onde, em sua atuação fixa, combina estratégia e tecnologia para impulsionar soluções digitais. Paralelamente, dedica-se como hobby à InkDesign News, contribuindo com a criação de notícias e conteúdos jornalísticos. Apaixonado por programação, ele projeta aplicações web e desenvolve sites sob medida, apoiando-se em sua sólida expertise em infraestrutura de nuvem — dominando Amazon Web Services, Microsoft Azure e Google Cloud — para garantir que cada projeto seja escalável, seguro e de alta performance. Sua versatilidade e experiência técnica permitem-lhe transformar ideias em produtos digitais inovadores.

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