
São Paulo — InkDesign News — Em um momento marcado por novas dinâmicas no universo dos games, a Sony procura reafirmar sua posição com o lançamento do “Project Defiant”, seu primeiro controle de luta sem fio, em um mercado cada vez mais competitivo, especialmente com o advento do Switch 2.
Contexto e lançamento
A Sony encontrou um mercado fervilhante com o lançamento do Switch 2, que recentemente chamou a atenção de muitos gamers. Para contrabalançar essa nova tendência e recuperar parte do foco, a PlayStation anunciou a criação do “Project Defiant”. Este controle de luta é um ótimo exemplo da contínua evolução dos periféricos de jogos, que buscam atender um público cada vez mais exigente e familiarizado com a tecnologia. Historicamente, a Sony tem se destacado no segmento de consoles e acessórios, com lançamentos impactantes como o DualShock e o DualSense, que estabeleceram novos padrões de interação no segmento.
Design e especificações
O “Project Defiant” apresenta um design focado em jogadores de jogos de luta, incorporando um layout que lembra o do DualSense. Uma especificação notável é o sistema de portos para trocas de gates de restrição, que permite ao usuário personalizar sua experiência com diferentes formatos: quadrado, círculo e octágono. Os botões são acionados por interruptores mecânicos, prometendo uma resposta tátil superior.
Adicionalmente, o controle possui funções de touchpad e uma estrutura de conectividade que utiliza o PlayStation Link, visando uma conexão de baixa latência, exigindo um dongle USB específico para operação. Entretanto, também oferece a possibilidade de conexão via USB-C, aumentando sua versatilidade em relação a diferentes dispositivos. O controle virá acompanhado de uma case para transporte, uma atenção a mais ao usuário que leva seu equipamento a competições ou eventos.
Repercussão e aplicações
Desde seu anúncio, o “Project Defiant” gerou expectativas dentro da comunidade gamer, com discussões acirradas sobre seu design e funcionalidade. “Estamos ansiosos para que este controle de luta eleve a experiência dos jogadores”, afirma um representante da Sony.
A nova proposta busca inovar na maneira como os jogadores interagem com os jogos de luta.
(“The new proposal aims to innovate the way players interact with fighting games.”)— Representante, Sony Interactive Entertainment
Com o lançamento previsto para 2026, os gamers já especulam como a novidade impactará no ambiente competitivo dos eSports, especialmente nas modalidades de jogos de luta, que exigem precisão e resposta rápida.
Com as movimentações recentes no setor, é possível que a Sony lance novos produtos ou atualizações que também visem a comunidade de gamers, solidificando sua posição em um mercado cada vez mais desafiador.
Fonte: (Gizmodo – Cultura Tech & Geek)