
São Paulo — InkDesign News — No ano passado, o sistema de pagamentos instantâneos brasileiro, conhecido como Pix, registrou 63,8 bilhões de operações, refletindo um crescimento de 52% em relação a 2023, segundo dados da Federação Brasileira de Bancos (Febraban).
Panorama econômico
O cenário econômico brasileiro vem se transformando à medida que novas tecnologias financeiras ganham espaço. A introdução do Pix houve em meio a um ambiente caracterizado pela alta inflação e juros elevados, impactando decisões de consumo e investimento. As inovações no sistema de pagamentos são vistas como uma resposta às demandas por mecanismos mais ágeis e eficientes, especialmente relevantes em tempos de instabilidade econômica.
Indicadores e análises
De acordo com a Febraban, o Pix não apenas se consolidou como o meio de pagamento mais usado no Brasil, mas também superou significativamente outras modalidades que, juntas, totalizaram 50,8 bilhões de transações. O cartão de crédito, o segundo mais utilizado, contabilizou 19,8 bilhões de operações, enquanto o cartão de débito alcançou 16,7 bilhões. Em termos de valores transacionados, o Pix totalizou R$ 26,9 trilhões em 2022, ficando atrás apenas da TED, que registrou R$ 43,1 trilhões.
Impactos e previsões
Os efeitos da crescente adoção do Pix são visíveis na indústria financeira e no cotidiano dos consumidores. “O Pix revolucionou o sistema financeiro brasileiro ao oferecer uma ferramenta simples e segura de pagamentos instantâneos 24 horas por dia, sete dias por semana”, diz em nota o diretor-adjunto de Serviços da Febraban, Walter Faria. (“The Pix revolutionized the Brazilian financial system by providing a simple and secure tool for instant payments 24 hours a day, seven days a week.”) Embora sua popularidade continue em ascensão, o futuro da tecnologia financeira no Brasil dependerá de como instituições e consumidores se adaptarão a novas inovações em meio a um cenário econômico desafiador.
O crescimento do Pix é um reflexo da confiança dos brasileiros na tecnologia e sua importância no cotidiano do dia a dia do brasileiro.
(“The growing popularity of Pix reflects the trust of Brazilians in technology and its importance in the daily lives of Brazilians.”)— Walter Faria, Diretor-adjunto de Serviços, Febraban
Com a contínua evolução no setor de pagamentos, espera-se que o Pix permaneça na vanguarda das inovações financeiras, moldando o futuro da economia brasileira e as opções disponíveis para os consumidores.
Fonte: (CNN Brasil – Economia)