
São Paulo — InkDesign News — O Pinterest aprimora sua tecnologia de busca visual incorporando recursos de inteligência artificial para melhorar a experiência no e-commerce e otimizar buscas sem o uso de texto, facilitando a descoberta de produtos por estilo e estética.
Lançamento
Com o objetivo de fortalecer sua posição como um mecanismo de busca focado em comércio eletrônico, o Pinterest anunciou novas funcionalidades para sua ferramenta de busca visual. A novidade permite que usuários pesquisem produtos usando imagens ao invés de palavras, integrando recursos que refinam resultados com maior precisão. Essa atualização inicialmente abrange a categoria de moda feminina nos mercados dos Estados Unidos, Canadá e Reino Unido.
Ao interagir com um Pin, o usuário verá um brilho animado enquanto a plataforma gera termos que ajudam a compreender o que atrai no item, algo fundamentado em Modelos de Linguagem Visual (VLMs), uma forma de IA generativa.
Integração
Essa funcionalidade se alinha a iniciativas de outras companhias, como o multimodal search do Google, que combina imagem e texto em uma única consulta. No entanto, o Pinterest foca em gerar palavras que aprimoram e restringem a busca, utilizando “modelos de embedding multimodais líderes do setor”, embora não tenha especificado quais.
Além disso, os consumidores podem buscar variações de um produto, explorando alternativas em diferentes cores, estilos ou tecidos. Um exemplo seria encontrar peças similares a um blazer popular, porém mais adequadas para ocasiões formais, ou modelos com um visual “Y2K”.
Performance
Outra atualização amplia a acessibilidade da busca visual ao permitir que usuários façam pesquisas simplesmente pressionando longamente qualquer Pin no feed inicial. Essa integração facilita a descoberta de produtos e potencialmente aumenta a retenção dos usuários dentro da plataforma.
Essa melhoria ocorre após a recente iniciativa do Pinterest de rotular imagens geradas por IA e oferecer controle sobre a quantidade dessas imagens exibidas, respondendo a preocupações de usuários sobre a autenticidade do conteúdo inspirador, impactando diretamente a experiência de compra e navegação.
“O acréscimo ajuda as pessoas a entenderem por que gostam de um Pin, inicialmente em moda feminina nos EUA, Canadá e Reino Unido.”
(“The addition helps people understand why they like a Pin, initially in women’s fashion in the US, Canada, and the UK.”)
“Estamos utilizando modelos de embedding multimodais líderes do setor para melhorar a qualidade das buscas.”
(“We are using industry-leading multimodal embedding models to improve search quality.”)
Com essas atualizações focadas em IA e buscas visuais aprimoradas, o Pinterest busca se posicionar como uma ferramenta de compra visual eficiente, reduzindo o impacto negativo que tecnologias de IA poderiam ter no ecossistema da plataforma.
Para mais análises sobre inovações em comércio digital, visite nossa seção Commerce e para avanços tecnológicos no varejo acesse Retail Tech.
Fonte: (TechCrunch – Commerce & Retail Tech)