
São Paulo — InkDesign News — O mundo dos games e da cultura geek foi abalado pela notícia do cancelamento de Outriders 2, um projeto considerado promissor pela desenvolvedora People Can Fly. Problemas com o publisher, Square Enix, levaram à suspensão do desenvolvimento do jogo.
Lançamento e features
Recentemente, surgiram reportagens indicando que o codinome Gemini era, na verdade, Outriders 2. A sequência estava em um estágio avançado, com a gravação de motion capture em andamento, conforme relatado pelo site TheThumbWars. A desenvolvedora People Can Fly alegou desconhecimento sobre a situação financeira da Square Enix até que o projeto foi suspenso.
Recepção e audiência
O primeiro Outriders teve uma recepção mista, alcançando, segundo dados, cerca de 3,5 milhões de jogadores em seu lançamento em 2021. Com uma proposta que mesclava o estilo de Borderlands com um enredo sobre colonizadores de um planeta alienígena, muitos jogadores aproveitaram a proposta multiplayer, mas criticaram o conteúdo do endgame.
“A sequência estava quase finalizada antes de ser colocada em espera devido a disputas com a Square Enix”
(“the sequel was ‘nearly finished’ before it was put on ice over disputes with Square Enix”)— TheThumbWars
Tendências e mercado
Este episódio se insere em um contexto maior, onde a Square Enix revisa suas estratégias. Atualmente, a empresa está voltada para suas franquias principais e se afastando de investimentos em projetos mais arriscados. O primeiro Outriders “não gerou lucro em seu primeiro ano”, conforme reportagens, o que pode ter influenciado na decisão. A desenvolvedora, após diversas rodadas de demissões, está atuando como suporte em projetos como Gears of War: E-Day e colaborando com a Krafton e a Sony em novos jogos.
Embora a sequência tenha sido cancelada, não está completamente afastada a possibilidade de que Outriders 2 possa ressurgir sob outra editora. Porém, isso parece incerto, considerando o foco atual da Square Enix, que está em um plano de três anos para priorizar suas grandes franquias.
Futuros lançamentos, atualizações e eventos podem acontecer, mas a indústria observa apreensiva como essa situação se desdobrará, especialmente para títulos que fogem do formato tradicional.
Fonte: (Kotaku – Cultura Tech & Geek)