- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Enterprise Tech

OpenAI paga R$30 bilhões à Oracle por serviços de data center

- Publicidade -
- Publicidade -

São Paulo — InkDesign News — A OpenAI firmou um contrato com a Oracle que pode gerar até $30 bilhões por ano em serviços de data center, uma movimentação significativa no setor de *enterprise* e tecnologia em nuvem.

Funcionalidades

O acordo contempla a provisão de 4,5 gigawatts de capacidade como parte do projeto Stargate, uma iniciativa que envolve a construção de data centers que totalizam $500 bilhões. Isso simula o poder equivalente a duas represas Hoover, suficiente para abastecer cerca de quatro milhões de residências.

“O projeto Stargate é fundamental para nossas operações futuras”, afirma Sam Altman, CEO da OpenAI.

— Sam Altman, CEO, OpenAI

Implementação

A construção deste data center está prevista para ocorrer no local conhecido como Stargate I, em Abilene, Texas. A Oracle, que já investiu $21,2 bilhões em despesas de capital no último ano fiscal, terá que manejar custos significativos na implementação deste projeto, que incluirá tanto recursos financeiros quanto energéticos.

“Isto não é uma vitória simples para a Oracle; a construção demanda investimento pesado”, comenta Safra Catz, CEO da Oracle.

— Safra Catz, CEO, Oracle

ROI

Em um comparativo, a Oracle reportou uma venda total de $24,5 bilhões em serviços de nuvem no ano fiscal de 2025. O impacto do contrato com a OpenAI é substancial, já que essa soma equivale a mais que o triplo da receita anual atual da empresa.

“Esse compromisso representa uma mudança de paradigma no que se refere a receitas e demandas operacionais”, observou Altman.

— Sam Altman, CEO, OpenAI

A recente movimentação do mercado demonstra uma tendência crescente na adoção de serviços de nuvem por empresas de grande porte, posicionando tanto a OpenAI quanto a Oracle em uma trajetória de inovação significativa. A capacidade de atender a um cliente com demandas tão altas, além de outros compromissos existentes, desafia as empresas a uma operação mais eficiente. Um roadmap futuro focado na expansão e na melhoria de serviços pode ser esperado para ambos os players em um mercado cada vez mais competitivo.

Fonte: (TechCrunch – Enterprise Tech)

- Publicidade -
- Publicidade -

Tiago F Santiago

Tiago F. Santiago é Analista de Marketing na C2HSolutions, onde, em sua atuação fixa, combina estratégia e tecnologia para impulsionar soluções digitais. Paralelamente, dedica-se como hobby à InkDesign News, contribuindo com a criação de notícias e conteúdos jornalísticos. Apaixonado por programação, ele projeta aplicações web e desenvolve sites sob medida, apoiando-se em sua sólida expertise em infraestrutura de nuvem — dominando Amazon Web Services, Microsoft Azure e Google Cloud — para garantir que cada projeto seja escalável, seguro e de alta performance. Sua versatilidade e experiência técnica permitem-lhe transformar ideias em produtos digitais inovadores.

Artigos relacionados

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

0 Comentários
Mais votado
mais recentes mais antigos
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
- Publicidade -
Botão Voltar ao topo
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
Fechar

Adblock detectado

Olá! Percebemos que você está usando um bloqueador de anúncios. Para manter nosso conteúdo gratuito e de qualidade, contamos com a receita de publicidade.
Por favor, adicione o InkDesign News à lista de permissões do seu adblocker e recarregue a página.
Obrigado pelo seu apoio!