- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Cultura Tech & Geek

OpenAI lança ‘Study Mode’ para ajudar estudantes em AI

- Publicidade -
- Publicidade -

São Paulo — InkDesign News —

No cenário educacional contemporâneo, a OpenAI apresenta um novo recurso para o ChatGPT, conhecido como modo de estudo, que visa não apenas facilitar a aprendizagem, mas também combater a crescente onda de plágio assistido por inteligência artificial nas escolas dos Estados Unidos.

Contexto e lançamento

A inteligência artificial tem sido amplamente discutida no que diz respeito ao seu papel na educação, especialmente em tempos em que a facilidade de acesso à informação pode incentivar práticas de desonestidade acadêmica. Recentemente, a OpenAI anunciou o lançamento do modo de estudo do ChatGPT, que promete transformar a forma como os alunos interagem com a tecnologia. Segundo um artigo do Gizmodo, essa ferramenta foi criada como uma resposta direta ao aumento preocupante do uso do AI para fazer tarefas de forma sedentária entre os estudantes.

Design e especificações

O modo de estudo oferece uma experiência de aprendizagem interativa, proporcionando aos usuários uma série de perguntas guiadas que se ajustam ao seu nível de habilidade e objetivos de aprendizado. O objetivo é promover uma compreensão mais profunda dos temas abordados. A OpenAI destacou que este novo recurso está disponível para usuários com contas nas categorias Free, Plus, Pro e Team, com uma previsão de que será estendido para contas do tipo ChatGPT Edu, que atendem especificamente o público universitário.

Repercussão e aplicações

Embora a iniciativa da OpenAI tenha sido bem recebida, a eficácia do modo de estudo levanta questões sobre o verdadeiro engajamento dos alunos. “Hoje estamos introduzindo o modo de estudo no ChatGPT—uma experiência de aprendizagem que ajuda você a resolver problemas passo a passo, em vez de apenas obter uma resposta”, afirmou a empresa em um comunicado.

“O modo de estudo é projetado para ser envolvente e interativo, e para ajudar os alunos a aprender algo—não apenas terminar algo.”
(“Study mode is designed to be engaging and interactive, and to help students learn something—not just finish something.”)

— OpenAI

Além disso, muitos educadores expressam ceticismo, apontando que a facilidade proporcionada pela IA pode ainda encorajar comportamentos de desonestidade. Recentes estudos sugerem que o uso excessivo de ferramentas de IA pode resultar em uma percepção superficial dos tópicos estudados.

Enquanto as escolas e universidades buscam uma solução equilibrada entre tecnologia e aprendizado, a OpenAI aposta no modo de estudo como uma inovação que deve impactar a forma como os alunos utilizam a inteligência artificial em suas rotinas de estudo. Thinkers e educadores continuarão a monitorar como essa nova ferramenta será recebida e utilizada.

Fonte: (Gizmodo – Cultura Tech & Geek)

- Publicidade -
- Publicidade -

Tiago F Santiago

Tiago F. Santiago é Analista de Marketing na C2HSolutions, onde, em sua atuação fixa, combina estratégia e tecnologia para impulsionar soluções digitais. Paralelamente, dedica-se como hobby à InkDesign News, contribuindo com a criação de notícias e conteúdos jornalísticos. Apaixonado por programação, ele projeta aplicações web e desenvolve sites sob medida, apoiando-se em sua sólida expertise em infraestrutura de nuvem — dominando Amazon Web Services, Microsoft Azure e Google Cloud — para garantir que cada projeto seja escalável, seguro e de alta performance. Sua versatilidade e experiência técnica permitem-lhe transformar ideias em produtos digitais inovadores.

Artigos relacionados

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

0 Comentários
Mais votado
mais recentes mais antigos
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
- Publicidade -
Botão Voltar ao topo
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
Fechar

Adblock detectado

Olá! Percebemos que você está usando um bloqueador de anúncios. Para manter nosso conteúdo gratuito e de qualidade, contamos com a receita de publicidade.
Por favor, adicione o InkDesign News à lista de permissões do seu adblocker e recarregue a página.
Obrigado pelo seu apoio!