Ohio cria banco de dados de quem faltou a entrevistas de emprego

Ohio — InkDesign News — O mercado de trabalho se mostra desafiador para novos candidatos, com propostas legislativas que buscam adicionar um nível de rigor ao processo de contratação. A mais recente iniciativa no estado de Ohio sugere a criação de um registro online para candidatos que faltarem a entrevistas de emprego.
Contexto e lançamento
A proposta, apresentada como H.B. 395, é um esforço do Partido Republicano na Assembleia Legislativa de Ohio. Este projeto visa especificamente candidatos que recebem benefícios de desemprego e estão obrigados a procurar emprego para manter a assistência financeira. Críticos alertam que a legislação pode transformar questões de emprego em um instrumento de controle severo sobre os beneficiários, enquanto defensores afirmam que ela incentiva a responsabilidade entre os candidatos.
Design e especificações
A proposta não diferencia entre razões aceitáveis e inaceitáveis para o não comparecimento a entrevistas, o que levanta preocupações sobre possíveis abusos. Sob o texto da legislação, caberá ao Diretor dos Serviços de Emprego e Família decidir sobre a legitimidade das reclamações apresentadas pelos empregadores, levantando questionamentos sobre a eficácia desta supervisão e o uso do tempo do diretor.
Ao justificar a proposta, Lorenz comentou que “o projeto recompensa a profissionalidade. Se você valoriza o tempo dos empregadores, este processo o valoriza”.
(“The bill rewards professionalism. If you value employers’ time, this process is going to value you.”)— Brian Lorenz, Co-sponsor, H.B. 395
Repercussão e aplicações
Embora Ohio não esteja enfrentando um aumento significativo nas reivindicações de desemprego, com uma taxa de 4,9% que supera a média nacional de 4,1%, o sentimento de frustração no mercado de trabalho permanece. Uma pesquisa recente indicou que 61% dos candidatos nos EUA se sentiram ignorados por empregadores após entrevistas. Ademais, um estudo identificou que 80% dos gerentes de contratação admitiram já ter ignorado potenciais funcionários.
A ideia de que os empregadores estão sendo prejudicados pela falta de comparecimento dos candidatos não ressoa com a realidade vivida na maioria das empresas. Embora haja recursos investidos no processo de entrevistas, as empresas ainda dispõem de uma ampla gama de talentos a considerar.
(“the idea that the employer is getting screwed by a person’s no-show doesn’t exactly pass the sniff test.”)— Gizmodo – Cultura Tech & Geek
Com as dinâmicas do mercado de trabalho em constante mudança, a implementação (ou não) desta proposta legislativa poderá influenciar a maneira como candidatos e empregadores interagem. Será interessante observar as implicações de um possível registro e como a tecnologia e a legislação moldarão essa relação na prática.
Fonte: (Gizmodo – Cultura Tech & Geek)