
São Paulo — InkDesign News — Pesquisadores descobriram uma nova espécie de cigarra, Eoplatypleura messelensis, representando um importante achado paleontológico, sendo o mais antigo registro confirmado do subgrupo Cicadinae em todo o mundo.
Contexto da descoberta
O grupo Cicadidae, que inclui as verdadeiras cigarras, é um dos grupos de insetos mais diversos atualmente. No entanto, os registros fósseis dessa família são escassos em comparação com a quantidade de espécies vivas conhecidas. A nova espécie foi identificada em Messel Pit, uma mina de xisto betuminoso localizada na Alemanha, que revelou diversos fósseis do Eoceno, com cerca de 47 milhões de anos.
Métodos e resultados
Duas amostras de Eoplatypleura messelensis foram analisadas e caracterizadas por uma cabeça compacta e olhos compostos discretos, além de asas frontais largas. Essas características foram identificadas por um time multidisciplinar, incluindo Dr. Sonja Wedmann e Dr. Hui Jiang, ambos do Senckenberg Forschungsinstitut, em Frankfurt.
A nova descoberta é um marco por descrever pela primeira vez um fóssil do grupo Platypleurini, que se destaca pela diversidade e características adaptativas.
(“For the first time, we have now described a fossil from this group of cicadas.”)— Dr. Sonja Wedmann, Paleontóloga, Senckenberg Forschungsinstitut
As medidas da espécie são significativas; o corpo chega a 2,65 cm e envergadura de 6,82 cm, com padrões de asas comparáveis às cigarras modernas que habitam ambientes florestais e de arbustos.
Implicações e próximos passos
Esta descoberta não só amplia nosso entendimento sobre a fauna do Messel Pit, mas também preenche uma lacuna importante na história das cigarras durante o Eoceno. Além disso, Dr. Jiang enfatizou que a coloração observada nas asas poderia ter desempenhado um papel de camuflagem na vegetação subtropical da época.
Eoplatypleura messelensis poderá servir como uma referência crono-estratigráfica importante em estudos genéticos sobre a história evolutiva dessas criaturas.
(“In the future, Eoplatypleura messelensis could serve as an important chronological reference for genetic studies on the evolutionary history of these animals.”)— Dr. Hui Jiang, Paleontólogo, Senckenberg Forschungsinstitut
O estudo dos fósseis de Eoplatypleura messelensis foi publicado na revista Scientific Reports em 29 de abril de 2025, com a expectativa de explorar novas linhas de pesquisa sobre a origem e disseminação do grupo Platypleurini no futuro.
Fonte: (sci.news– Ciência & Descobertas)