- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Ciência & Exploração

Nova descoberta de mamífero multituberculado no Reino Unido

- Publicidade -
- Publicidade -

[Dorset, Reino Unido] — InkDesign News — Paleontologistas descobriram restos dentais fossilizados de um novo gênero e espécie de multituberculado plagiaulacídio na Formação Lulworth do Grupo Purbeck, no Reino Unido, revelando novos aspectos da diversidade mamífera no período Cretáceo.

Contexto da descoberta

Os multituberculados foram um grupo altamente bem-sucedido e diverso de mamíferos do Mesozóico, com mais de 200 espécies conhecidas, variando de tamanhos de camundongos a castores. Eles persistiram desde o Jurássico Médio até o Oligoceno, ocupando nichos ecológicos variados, desde animais subterrâneos a arborícolas semelhantes a esquilos.

Métodos e resultados

O novo espécime, apelidado de Novaculadon mirabilis, data do período Berriasiano do início do Cretáceo, aproximadamente 143 milhões de anos atrás. O fóssil, que mede 1,65 cm de comprimento, foi encontrado por Benjamin Weston, estudante de graduação da Universidade de Portsmouth, em 2024, na praia de Durlston Bay.

“O fósseis é caracterizado por um longo incisivo pontudo na frente, seguido por um espaço e, em seguida, quatro premolares extremamente afiados.”
(“The fossil is characterized by a long pointed incisor at the front, followed by a gap and then four razor-sharp premolars.”)

— Paleontologistas da Universidade de Portsmouth

Implicações e próximos passos

A descoberta de Novaculadon mirabilis é a primeira evidência de mamíferos recuperados do chamado “Flint Bed”, um nível geológico distintivo que se acredita ter sido formado em uma lagoa de água doce. Os pesquisadores afirmam que esta descoberta pode oferecer novos insights sobre como os mamíferos primitivos se adaptaram a diferentes ambientes enquanto os dinossauros dominavam a Terra.

“Essa pesquisa demonstra como os mamíferos primitivos moldaram nichos ecológicos enquanto os dinossauros dominavam a paisagem.”
(“This research demonstrates how early mammals carved out ecological niches while dinosaurs dominated the landscape.”)

— David Martill, Professor Emérito, Universidade de Portsmouth

Com esse novo achado, os cientistas pretenderem explorar mais sobre a ecologia e evolução dos multituberculados, aprofundando a compreensão sobre a biodiversidade mamífera durante os períodos mais antigos da história da Terra.

Fonte: (sci.news– Ciência & Descobertas)

- Publicidade -
- Publicidade -

Tiago F Santiago

Tiago F. Santiago é Analista de Marketing na C2HSolutions, onde, em sua atuação fixa, combina estratégia e tecnologia para impulsionar soluções digitais. Paralelamente, dedica-se como hobby à InkDesign News, contribuindo com a criação de notícias e conteúdos jornalísticos. Apaixonado por programação, ele projeta aplicações web e desenvolve sites sob medida, apoiando-se em sua sólida expertise em infraestrutura de nuvem — dominando Amazon Web Services, Microsoft Azure e Google Cloud — para garantir que cada projeto seja escalável, seguro e de alta performance. Sua versatilidade e experiência técnica permitem-lhe transformar ideias em produtos digitais inovadores.

Artigos relacionados

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

0 Comentários
Mais votado
mais recentes mais antigos
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
- Publicidade -
Botão Voltar ao topo
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
Fechar

Adblock detectado

Olá! Percebemos que você está usando um bloqueador de anúncios. Para manter nosso conteúdo gratuito e de qualidade, contamos com a receita de publicidade.
Por favor, adicione o InkDesign News à lista de permissões do seu adblocker e recarregue a página.
Obrigado pelo seu apoio!