- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Ciência & Exploração

Nova descoberta de dinossauro neornitísquio na China

- Publicidade -
- Publicidade -

São Paulo — InkDesign News — Paleontologistas descobriram uma nova espécie de dinossauro neornitísquio do início da era mesozóica, denominada Pulaosaurus qinglong, que habitou a região que hoje corresponde ao norte da China durante o período Jurássico, há aproximadamente 160 milhões de anos.

Contexto da descoberta

A nova espécie foi identificada no contexto da Biota Yanliao, um ecossistema datado do Jurássico Médio ao Superior, que abrangeu dinossauros, mamíferos, anfíbios, insetos, lagartos e uma diversidade de plantas. “A Biota Yanliao é um dos lagerstätten terros do Mesozoico mais significativos da China, com uma idade que varia de 168 a 157 milhões de anos e composta por assembléias fósseis das formações Jiulongshan e Tiaojishan”, explica Dr. Xing Xu, paleontólogo do Instituto de Paleontologia Vertebrata e Paleoantropologia da Academia Chinesa de Ciências e da Universidade de Yunnan.

Métodos e resultados

A espécime fossilizada de Pulaosaurus qinglong, encontrada na Formação Tiaojishan, é um esqueleto quase completo, preservado em uma laje de arenito avermelhado. Ela mede aproximadamente 72,2 cm de comprimento, com um crânio de cerca de 8 cm. Essa descoberta é notável, pois representa o primeiro neornitísquio encontrado na Biota Yanliao, o que ajuda a preencher lacunas temporais e geográficas na distribuição desses dinossauros na China.

A análise filogenética posiciona Pulaosaurus qinglong na base dos Neornitísquios, próximo a Agilisaurus, que é o neornitísquio mais antigo.
(“A phylogenetic analysis places Pulaosaurus qinglong at the base of Neornithischia close to Agilisaurus, which is the earliest-diverging neornithischian.”)

— Dr. Xing Xu, Paleontólogo, Academia Chinesa de Ciências

Implicações e próximos passos

A descoberta de Pulaosaurus qinglong contribui significativamente para a compreensão da biodiversidade da Biota Yanliao e a filogenia dos neornitísquios primitivos. Os pesquisadores indicam que a morfologia dos aritenoides encontrados no holótipo pode sugerir que a estrutura laringeana ossificada era comum entre os dinossauros não-aviários. Isso levanta a possibilidade de que a nova espécie possuísse uma vocalização semelhante à das aves modernas.

A pesquisa destaca ainda que a Biota Yanliao, com um total de 54 gêneros e 58 espécies de vertebrados reportados, permite uma visão aprofundada sobre eventos paleobiológicos importantes, tais como a origem temporal dos pássaros e a evolução inicial dos mamíferos.

As descobertas relacionadas ao Pulaosaurus qinglong são relatadas em um artigo no periódico PeerJ.

Fonte: (sci.news– Ciência & Descobertas)

- Publicidade -
- Publicidade -

Tiago F Santiago

Tiago F. Santiago é Analista de Marketing na C2HSolutions, onde, em sua atuação fixa, combina estratégia e tecnologia para impulsionar soluções digitais. Paralelamente, dedica-se como hobby à InkDesign News, contribuindo com a criação de notícias e conteúdos jornalísticos. Apaixonado por programação, ele projeta aplicações web e desenvolve sites sob medida, apoiando-se em sua sólida expertise em infraestrutura de nuvem — dominando Amazon Web Services, Microsoft Azure e Google Cloud — para garantir que cada projeto seja escalável, seguro e de alta performance. Sua versatilidade e experiência técnica permitem-lhe transformar ideias em produtos digitais inovadores.

Artigos relacionados

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

0 Comentários
Mais votado
mais recentes mais antigos
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
- Publicidade -
Botão Voltar ao topo
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
Fechar

Adblock detectado

Olá! Percebemos que você está usando um bloqueador de anúncios. Para manter nosso conteúdo gratuito e de qualidade, contamos com a receita de publicidade.
Por favor, adicione o InkDesign News à lista de permissões do seu adblocker e recarregue a página.
Obrigado pelo seu apoio!