
São Paulo — InkDesign News — A batalha legal entre a Nintendo e o desenvolvedor Pocketpair, responsável pelo jogo de sobrevivência “Pokémon com armas”, Palworld, levanta discussões sobre cultura geek e direitos no mercado de games. A Nintendo processou Pocketpair, alegando violação de patentes relacionadas a mecânicas de jogo.
Lançamento e features
Segundo informações recentes, a Nintendo obteve uma patente que abrange a mecânica de “invocar um personagem e deixá-lo lutar contra outro” (“summoning a character and letting it fight another”). Essa mecânica permite que, em um jogo, um personagem do jogador busque automaticamente um adversário, gerando batalhas interativas. Os passos referentes a essa mecânica incluem:
(1) Um meio de armazenamento de computador não transitório contendo um programa de jogo, que faz um processador executar:
(2) o controle de movimento de um personagem jogador em um campo virtual, baseado em uma entrada de operação de movimento;
(3) o controle de invocação de um subcaractere no campo, baseado em uma primeira entrada de operação, e
(4) iniciar um combate entre o subcaractere e o inimigo, dependendo de sua localização;
Essas características de batalha são comuns em diversos jogos dentro do gênero de captura de monstros.
Recepção e audiência
Palworld atraiu uma audiência significativa desde seu lançamento, especialmente por sua proposta única que mistura elementos de games consagrados. O jogo, que possui uma comunidade ativa e gera discussões em várias plataformas, destaca-se pela “interface de captura de criaturas” e a possibilidade de “combates em campo aberto” (“open world combat”). A Nintendo, por sua vez, tem ênfase na proteção de suas propriedades intelectuais e pode almejar que essas patentes impactem jogos futuros.
“Patentes de ideias mecânicas vagamente definidas como essa podem levar a restrições no desenvolvimento de novos jogos.”
(“Patenting loosely defined mechanical ideas like this can lead to restrictions in the development of new games.”)— Anônimo, Analista de Jogos
Tendências e mercado
O recente movimento da Nintendo de patentear mecânicas genéricas sugere uma tentativa de monopolizar o gênero de jogos de captura de monstros. Esse tipo de ação não apenas levanta preocupações entre desenvolvedores independentes, mas também entre grandes estúdios, como Bandai Namco e Square Enix, que vêm criando títulos no mesmo espaço sem enfrentar litígios. As patentes podem mudar a dinâmica do mercado, restringindo inovações e criando um ambiente competitivo desleal.
“A movimentação da Nintendo ao registrar essas patentes indica um possível fechamento do mercado, o que é prejudicial para todos os desenvolvedores.”
(“Nintendo’s move to register these patents indicates a potential market tightening, which is harmful for all developers.”)— Especialista em Propriedade Intelectual
Enquanto a controvérsia continua, profissionais da indústria observam atentamente os próximos desenvolvimentos, especialmente em eventos como a Tokyo Game Show 2023, onde novos lançamentos e DLCs para jogos populares, incluindo aqueles no gênero de captura de monstros, podem ser anunciados.
Fonte: (Kotaku – Cultura Tech & Geek)