
São Paulo — InkDesign News — O recente lançamento do Switch 2 pela Nintendo reacendeu discussões sobre a cultura geek e games, atraindo a atenção tanto de desenvolvedores quanto de jogadores em todo o mundo.
Lançamento e features
O Switch 2 foi lançado há poucos meses e rapidamente se tornou um sucesso, vendendo mais de 3,5 milhões de unidades nos primeiros quatro dias. Desde então, a Nintendo duplicou esses números, atingindo cerca de 6 milhões de consoles vendidos. Apesar do aumento da popularidade, a empresa parece hesitante em distribuir kits de desenvolvimento para o novo modelo.
Recepção e audiência
De acordo com reportagens do Digital Foundry, muitos estúdios da indústria expressaram interesse em desenvolver jogos para o Switch 2, mas estão enfrentando dificuldades para obter os kits necessários. “Existem muitos desenvolvedores que não conseguem obter os kits de desenvolvimento do Switch 2,” afirmou John Linneman em uma recente transmissão do DF Direct Weekly. “Eles gostariam de lançar versões do Switch 2 [de seus jogos]. Eles não conseguem obter o hardware. É realmente difícil.”
(“There are a lot of developers that are unable to get Switch 2 dev kits. They would love to do Switch 2 versions [of their games]. They can’t get the hardware. It’s really difficult.”)
— John Linneman, Analista, Digital Foundry
Tendências e mercado
Apesar do aumento considerável no desempenho do Switch 2 comparado ao seu predecessor, a falta de versões nativas de jogos para a nova plataforma é uma preocupação. Oliver Mackenzie, co-apresentador do DF Direct Weekly, mencionou: “Eu não entendo a estratégia.”
(“I don’t understand the strategy.”)
— Oliver Mackenzie, Co-apresentador, DF Direct Weekly
Enquanto isso, eventos como a Gamescom deste ano revelaram a frustração entre desenvolvedores de grandes nomes que ainda não receberam as máquinas de desenvolvimento necessárias, enquanto outros estúdios menores estão sendo atendidos. A situação levanta questões sobre a distribuição interna e os critérios da Nintendo para permitir acesso aos kits.
Em meio a esta incerteza, os jogadores e desenvolvedores estão ansiosos por mais informações sobre eventos futuros e downloads de conteúdo (DLCs) que possam impactar a indústria.
Fonte: (Kotaku – Cultura Tech & Geek)