
São Paulo — InkDesign News — A Nintendo, uma das gigantes dos games, está se aventurando em um novo nicho com seu mais recente lançamento voltado para a cultura geek e o público pré-escolar. Com a nova linha chamada My Mario, a empresa busca engajar crianças pequenas através de brinquedos e uma aplicação para Switch e dispositivos móveis.
Lançamento e features
O lançamento da linha My Mario acontecerá em Tóquio no dia 26 de agosto e incluirá uma variedade de produtos, como brinquedos de blocos de madeira que também funcionam como amiibo. Os conjuntos incluem personagens icônicos como Mario, Toad, Yoshi, Luigi e Peach, assim como itens do jogo como blocos de interrogação e tubos verdes. Com isso, os pequenos poderão construir cenários e interagir com eles de maneira lúdica.
Além dos brinquedos físicos, a Nintendo está introduzindo um aplicativo que permitirá que as crianças “brinquem com o rosto do Mario, puxando e esticando suas feições, provocando reações diferentes” (“mess with Mario’s face, pulling and stretching the poor plumber’s various features, causing him to react in different ways”). A aplicação estará disponível gratuitamente no Switch e iOS, visando atrair a atenção da faixa etária mais jovem.
“A proposta é garantir que as crianças sejam completamente encantadas pelo Mario antes mesmo de aprenderem a dizer seu nome”
(“aiming to ensure kids are fully enculturated before they can even say his name”)— Porta-voz da Nintendo
Recepção e audiência
A resposta antecipada a este lançamento tem sido positiva, especialmente entre os pais que buscam produtos educativos e amigáveis ao público infantil. Com a Nintendo mantendo uma base de fãs global que ultrapassa 100 milhões de unidades vendidas do Switch, os produtos destinados a crianças pequenas têm potencial para atrair uma nova geração de jogadores.
Estudos indicam que 75% dos pais acreditam que jogos e aplicativos podem ser uma forma eficaz de incentivar o aprendizado nas crianças bastante pequenas.
Tendências e mercado
A entrada da Nintendo no mercado infantil pode ser uma estratégia de longo prazo para cultivar novos fãs. A indústria de games, avaliada em mais de 200 bilhões de dólares, tem mostrado que títulos inclusivos e direcionados a diferentes faixas etárias estão em ascensão. A receita proveniente de jogos voltados para a infância, como os das plataformas móveis e consoles, tem crescido anualmente, refletindo a tendência de gamificação no aprendizado.
É comum que empresas da indústria procurem diversificar seus portfólios, e a Nintendo não é exceção. Uma análise recente mostrou que o interesse por produtos que incorporam elementos de interação e aprendizado deve continuar a crescer significativamente nos próximos anos.
Com a popularidade contínua de Mario e suas franquias, a expectativa em torno desse lançamento é alta. Eventos futuros e possibilidades de DLCs para a nova aplicação também aumentam o interesse no mercado, projetando um impacto significativo na cultura geek e na indústria de jogos como um todo.
Fonte: (Kotaku – Cultura Tech & Geek)