
São Paulo — InkDesign News — A exploração de Marte avança com o envio contínuo de missões científicas, incluindo robôs como Curiosity e Perseverance, que buscam desvendar os mistérios do planeta vermelho desde os anos 1970.
Detalhes da missão
Nos últimos anos, o planeta Marte foi alvo de diversas missões, com um foco crescente na busca por vida microbiana e na análise de sua geologia. Sondas orbitais e rovers vêm sendo enviados com o intuito de coletar dados que poderiam indicar a habitabilidade passiva do planeta. As missões mais recentes incluem, por exemple, o rover Perseverance, que pousou em fevereiro de 2021, e o helicóptero Ingenuity, que realiza voos de teste para explorar áreas inacessíveis.
Tecnologia e objetivos
Instrumentos avançados, como espectrômetros e câmeras de alta resolução, foram utilizados para analisar o solo marciano. Um dos objetivos primários do Perseverance é buscar por moléculas orgânicas que possam indicar presença histórica de vida. De acordo com a NASA, “estamos muito próximos de resolver os mistérios de nosso vizinho planetário e suas potencialidade para abrigar vida”
(“we are very close to solving the mysteries of our planetary neighbor and its potential to harbor life”).— Linda Spilker, Cientista do Projeto, NASA
Próximos passos
Os próximos passos incluem a busca intensa por amostras de solo e rochas que serão eventualmente coletadas e retornadas à Terra por futuras missões. Além disso, colaborações com agências espaciais como a ESA (Agência Espacial Europeia) estão em desenvolvimento para um possível retorno de amostras. Cronogramas futuros indicam que as próximas missões estão programadas para os próximos cinco anos, refletindo um compromisso contínuo com a exploração do planeta vermelho.
A importância dessas pesquisas se estende além da ciência planetária, impactando o entendimento humano sobre a habitabilidade no universo e o futuro da exploração espacial.
Fonte: (Space.com – Space & Exploração)