
Palmdale, Califórnia — InkDesign News — O X-59, uma aeronave de pesquisa supersônica silenciosa da NASA, foi projetado pela Lockheed Martin para demonstrar capacidades inovadoras em voos supersônicos, com testes recentes realizados em sua instalação na Califórnia.
Detalhes da missão
O X-59 está em desenvolvimento como parte do projeto Low-Boom Flight Demonstrator da NASA, cujo objetivo é validar tecnologias que permitem a redução do ruído de explosões sônicas. Com 30,4 metros de comprimento e uma envergadura de 9 metros, a aeronave realiza o que é conhecido como “teste de pássaro de alumínio,” onde sistemas e subsistemas são avaliados em simulações de voo, mesmo sem o motor ligado. Recentemente, a equipe de engenharia realiza testes de sistema durante a fase de simulação, verificando como os subsistemas interagem e respondem a diferentes comandos.
Tecnologia e objetivos
Com a intenção de atingir velocidades máximas de Mach 1,5 (aproximadamente 1.590 km/h), o X-59 é equipado com um motor General Electric F-414. A proposta é criar um voo que minimize o barulho de explosões sônicas no solo, permitindo voos comerciais supersônicos em áreas habitadas. “O objetivo desses testes é comandar os subsistemas e o computador de voo como se estivesse voando,” declarou Yohan Lin, engenheiro de aviótica do X-59. O controle das superfícies de voo é testado através de manobras simples e a introdução intencional de falhas para avaliar a capacidade de resposta do sistema.
“Esses foram manobras simples, nada muito louco. Nós então injetaríamos falhas na aeronave para ver como ela responderia. O sistema conseguiu compensar a falha? O piloto conseguiu se recuperar?”
(“These were simple maneuvers, nothing too crazy. We would then inject failures into the airplane to see how it would respond. Would the system compensate for the failure? Was the pilot able to recover?”)— Yohan Lin, Engenheiro de Aviótica, NASA
Próximos passos
A contínua realização de testes e simulações será vital para preparar o X-59 para voos reais. A equipe da NASA e da Lockheed Martin planeja avançar para testes adicionais que incluirão a avaliação de sistemas de navegação e controle em condições de voo simulado, buscando dados que respaldam a futura certificação do avião. A colaboração entre as duas entidades desempenha um papel significativo no progresso do projeto, permitindo a troca de conhecimento e tecnologias que beneficiam a indústria aeroespacial como um todo.
A pesquisa com o X-59 não só representa um avanço nas capacidades de voo supersônico, mas também sinaliza uma nova era de aviação comercial, onde a redução de ruídos sonoros poderá abrir o caminho para que futuras gerações de aeronaves cruzem os céus sem o incômodo característico associado aos voos supersônicos. Tais inovações podem aumentar drasticamente a eficiência e a acessibilidade dos transportes aéreos, ampliando a exploração de novas rotas nas viagens comerciais.
Fonte: (Space.com – Space & Exploração)