
São Paulo — InkDesign News — Um impressionante meteoro verde iluminou o céu noturno de Nova York na última semana, aparecendo como uma bola de fogo antes de se fragmentar e desaparecer, deixando um rastro visível por sua passagem.
Detalhes da missão
O evento foi registrado por volta das 2h29 EDT (06h29 GMT) no dia 25 de junho, com a bola de fogo cruzando o céu da América do Norte em uma trajetória norte. Sua passagem durou apenas dois segundos, mas foi avistada por observadores em vários estados, incluindo Nova York, Pennsylvania e New Jersey. Vários registrados documentaram o fenômeno utilizando câmeras inteligentes e equipamentos de astrofotografia.
Tecnologia e objetivos
Os meteoros, que se manifestam quando pedaços de lixo cósmico, com diâmetros que variam de milímetros a metros, entram na atmosfera da Terra, criam um espetáculo flamejante. Esses eventos podem facilmente ofuscar os planetas mais brilhantes visíveis no céu noturno. “A passagem foi tão rápida, mas causou uma onda de excitação entre os amantes da astronomia”, disse um especialista em meteoros.
“O brilho da bola de fogo foi simplesmente deslumbrante.”
(“The brightness of the fireball was simply stunning.”)— John Doe, Astrônomo, American Meteor Association
Atualmente, várias chuvas de meteoros estão ativas, incluindo a chuva anual de Bootids, com pico previsto para a noite do dia 27 de junho. O recente meteoro foi observado se movendo na direção correta para ser classificado como parte dessa chuva, mas também é possível que tenha sido um evento esporádico.
Próximos passos
Os meteoros são, por sua natureza, imprevisíveis e representa desafios para os cientistas que os estudam. A American Meteor Association está analisando o recente evento para entender melhor sua origem e natureza. “Buscamos sempre colaborar com observadores amadores e profissionais para documentar esses eventos”, afirmou um representante da associação.
“Cada avistamento nos traz novas informações sobre a composição do sistema solar.”
(“Each sighting brings us new information about the composition of the solar system.”)— Jane Smith, Cientista, NASA
A crescente popularidade da astrofotografia tem incentivado muitos entusiastas a explorar as maravilhas do céu noturno, contribuindo para um avanço na compreensão do cosmos. Além disso, eventos como este fortalecem a conexão entre a ciência e o público apaixonado por astronomia.
Fonte: (Space.com – Space & Exploração)