
São Paulo — InkDesign News — A equipe da Expedição 73, composta por astronautas internacionais, continua suas atividades na Estação Espacial Internacional, conduzindo experimentos científicos e realizando manutenção significativa durante a segunda semana de sua missão em órbita.
Detalhes da missão
A Expedição 73 tem se concentrado na operação e manutenção da Estação Espacial Internacional (ISS). Entre as atividades dessa semana, destaca-se a substituição do tanque de reciclagem do sistema de recuperação de água a bordo. O astronauta da NASA, Jonny Kim, foi encarregado de realizar essa tarefa crucial que garante a potabilidade da água gerada a partir do desperdício humano.
Tecnologia e objetivos
O sistema de recuperação de água da ISS tem capacidade para reciclar a água utilizada pela tripulação, transformando urina e suor em água potável. O astronauta Kim explicou que, “o urina dos astronautas é misturada com produtos químicos que são armazenados neste tanque de reciclagem como um reservatório antes do processamento adicional”
(“urine from astronauts is mixed with chemicals which are then stored in this recycle tank as a holding reservoir before additional processing”).— Jonny Kim, Engenheiro de Voo, NASA
Além da manutenção do sistema de água, a tripulação conduziu outros experimentos, como a documentação da experiência da engenheira de voo Nichole Ayers com um novo sistema de iluminação e o estudo de células vegetais sob diferentes níveis de gravidade, visando pesquisas futuras sobre cultivo de alimentos na Lua e em Marte.
Próximos passos
Os astronautas da Expedição 73 estão programados para continuar suas atividades de pesquisa e manutenção. A equipe da Axiom Mission-4, que se juntou à ISS, irá participar de uma entrevista ao vivo para compartilhar suas experiências. As operações futuras também incluirão a análise de como a microgravidade afeta funções como movimento ocular e habilidades motoras.
“Quando você alcança seus objetivos, envie o elevador de volta!”
(“When you reach your goals, send the elevator back down!”)— Anne McClain, Engenheira de Voo, NASA
Esse esforço contínuo na ISS reflete o compromisso internacional com o avanço da exploração espacial e do conhecimento humano, ao mesmo tempo que proporciona importantes insights científicos que podem influenciar futuras missões. A presença de 11 pessoas a bordo destaca a colaboração global em um ambiente de pesquisa inovador.
Fonte: (Space.com – Space & Exploração)