NASA prepara segundo estágio do foguete Artemis 2 mesmo com corte do SLS por Trump

Cabo Canaveral — InkDesign News — O megafoguete Artemis 2 da NASA, projetado para levar a próxima tripulação de astronautas à Lua em 2026, está quase completamente montado dentro do Edifício de Montagem de Veículos (VAB) no Centro Espacial Kennedy, na Flórida. A segunda etapa do foguete Space Launch System (SLS), a Interim Cryogenic Propulsion Stage (ICPS), foi empilhada na quinta-feira, 1º de maio, para impulsionar a espaçonave Orion e sua tripulação para uma trajetória ao redor da Lua.
Detalhes da missão
A missão Artemis 2 está agendada para lançamento no início de 2026, mais de três anos após o lançamento do Artemis 1, realizado em novembro de 2022. Diferentemente da missão anterior, que enviou um Orion não tripulado em órbita lunar por aproximadamente 25 dias, Artemis 2 levará quatro astronautas em uma trajetória de retorno livre ao redor da Lua, sem entrar em órbita lunar propriamente dita. A ICPS tem a função crítica de conduzir o Orion e a tripulação para longe da órbita terrestre, em direção à Lua, e depois desviá-los diretamente de volta à Terra ao contornar o lado oculto lunar.
A carga útil da missão inclui a espaçonave Orion, que chegou recentemente ao Centro Espacial Kennedy após a conclusão da montagem pela Lockheed Martin. A tripulação será composta pelos astronautas da NASA Reid Wiseman, Victor Glover e Christina Koch, juntamente com Jeremy Hansen, da Agência Espacial Canadense.
Tecnologia e objetivos
O Space Launch System é uma das maiores e mais poderosas plataformas de lançamento já concebidas, estruturada para impulsionar a espaçonave Orion mais além da órbita terrestre baixa. A ICPS, uma etapa de propulsão criogênica, é fundamental para realizar a transferência orbital além da Terra e estabelecer a trajetória de retorno. A missão Artemis 2 visa preparar o caminho para estabelecer uma presença lunar permanente e servir como base tecnológica para futuras explorações humanas a Marte.
“The ICPS is an in-space rocket stage that provides propulsion to NASA Orion during the first three Artemis missions.”
(“A ICPS é uma etapa de foguete em espaço que fornece propulsão para a Orion da NASA durante as três primeiras missões Artemis.”)— Kennedy Space Center, NASA
A missão busca validar procedimentos e tecnologias em voo tripulado ao redor da Lua, incluindo a integridade da espaçonave Orion e a resposta da tripulação em ambiente espacial profundo.
Próximos passos
Após Artemis 2, a missão Artemis 3 está projetada para 2027, quando astronautas tentarão o pouso lunar usando um módulo de pouso Starship. Essa poderá ser a última missão com o foguete SLS, visto que o governo dos Estados Unidos propôs o cancelamento do programa SLS e da Orion após Artemis 3, conforme o orçamento de 2026 apresentado em 2 de maio.
Mesmo assim, a NASA continuará as operações no Centro Espacial Kennedy para processar a Orion e preparar a próxima fase. A experiência adquirida no Artemis 2 será crucial para a segurança e sucesso do pouso humano na Lua, retomando um programa tripulado lunar depois de mais de cinco décadas desde as missões Apollo.
“Handing over the keys to Orion! Lockheed Martin completed assembly of the Artemis II Orion spacecraft and handed the vehicle over to NASA Orion, which in turn transferred it to NASAGroundSys for processing.”
(“Entregando as chaves da Orion! A Lockheed Martin completou a montagem da espaçonave Artemis II Orion e entregou o veículo à NASA Orion, que por sua vez o transferiu para NASAGroundSys para processamento.”)— Lockheed Martin, via X (Twitter)
A continuidade dessas missões marca um avanço significativo para a exploração espacial humana, ampliando a fronteira do conhecimento científico e tecnológico, bem como criando as bases para a expansão da presença humana além da órbita terrestre, rumo ao sistema solar.
Fonte: (Space.com – Space & Exploração)