- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Space & Exploração

NASA observa Sturgeon Moon iluminando o céu em agosto

- Publicidade -
- Publicidade -

São Paulo — InkDesign News — A lua cheia de agosto, conhecida como “Lua do Esturjão”, surgiu com vivacidade no horizonte sul no dia 9 de agosto de 2025, iluminando os céus de verão algumas noites antes do pico da chuva de meteoros Perseidas.

Detalhes da missão

A Lua do Esturjão, que recebe seu nome devido à abundância de grandes peixes de lago na época, foi observada em diversas partes do mundo. Os astrofotógrafos aproveitaram o fenômeno para registrar a majestade do disco lunar totalmente iluminado. No entanto, fotografias capturadas no momento do nascer da lua destacaram seu tom amarelo-alaranjado, resultado da dispersão da luz na atmosfera da Terra, um processo conhecido como dispersão de Rayleigh.

Tecnologia e objetivos

Os fotógrafos utilizaram telescópios e câmeras avançadas para capturar detalhes do solo lunar, incluindo cráteres e mares lunares, durante a passagem da lua baixo no céu de verão. “Fotógrafos miraram suas lentes na lua durante o nascer da lua, capturando seu dramático brilho alaranjado enquanto o céu escurecia”, explica um especialista em astrofotografia.

A lua cheia é um espetáculo magnífico para o olho nu e um alvo precioso para astrofotógrafos em todo o mundo.
(“Each full moon is a spectacular sight to the naked eye and a prized target for astrophotographers worldwide.”)

— Especialista em Astrofotografia

Próximos passos

Além da Lua do Esturjão, espera-se que o próximo evento lunar, um eclipse lunar total previsto para 7-8 de setembro, capture ainda mais a atenção de observadores do céu, transformando temporariamente a lua em uma “lua de sangue”. “Estamos ansiosos para ver como os astrônomos e fotógrafos irão registrar essa nova fase lunar”, afirma um astrônomo da NASA.

O eclipse lunar de setembro será um espetáculo que não pode ser perdido.
(“The total lunar eclipse of September will be a must-see spectacle.”)

— Astrônomo da NASA

Esses eventos astronômicos não apenas fascinam o público, mas também contribuem para o avanço da exploração espacial e o entendimento da nossa vizinha celestial, a lua.

Fonte: (Space.com – Space & Exploração)

- Publicidade -
- Publicidade -

Tiago F Santiago

Tiago F. Santiago é Analista de Marketing na C2HSolutions, onde, em sua atuação fixa, combina estratégia e tecnologia para impulsionar soluções digitais. Paralelamente, dedica-se como hobby à InkDesign News, contribuindo com a criação de notícias e conteúdos jornalísticos. Apaixonado por programação, ele projeta aplicações web e desenvolve sites sob medida, apoiando-se em sua sólida expertise em infraestrutura de nuvem — dominando Amazon Web Services, Microsoft Azure e Google Cloud — para garantir que cada projeto seja escalável, seguro e de alta performance. Sua versatilidade e experiência técnica permitem-lhe transformar ideias em produtos digitais inovadores.

Artigos relacionados

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

0 Comentários
Mais votado
mais recentes mais antigos
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
- Publicidade -
Botão Voltar ao topo
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
Fechar

Adblock detectado

Olá! Percebemos que você está usando um bloqueador de anúncios. Para manter nosso conteúdo gratuito e de qualidade, contamos com a receita de publicidade.
Por favor, adicione o InkDesign News à lista de permissões do seu adblocker e recarregue a página.
Obrigado pelo seu apoio!