
São Paulo — InkDesign News — Em 4 de julho de 2023, o governo dos Estados Unidos, através da assinatura de uma lei conhecida como “One Big Beautiful Bill” pelo presidente Donald Trump, determinou a transferência da nave espacial Discovery do Museu Nacional do Ar e Espaço para o Space Center Houston, marcando uma nova fase em sua história.
Detalhes da missão
A aprovação dessa iniciativa, que se revelou um ponto controverso em um contexto político polarizado, resultou em um orçamento significativo de 85 milhões de dólares destinados a mover a Discovery de seu lar atual em Chantilly, Virgínia. Este montante inclui pelo menos 5 milhões de dólares especificamente para a logística do transporte da nave, que se destaca como a espaçonave americana mais utilizada, com 39 missões de 1984 a 2011. A transferência deve ser concluída até 4 de janeiro de 2027.
Tecnologia e objetivos
A Discovery, que serviu como a “nave recorde” da NASA, foi preservada com especial atenção pelo seu valor histórico e educativo. Sua preservação permite que seja utilizada como exemplo de engenharia nas exposições. “É long overdue for Space City to receive the recognition it deserves by bringing the space shuttle Discovery home,” disse o senador John Cornyn em relação à reclamação pela transferência.
(“É tempo demais para Space City receber o reconhecimento que merece ao trazer a nave espacial Discovery para casa.”)
— John Cornyn, Senador dos EUA
Próximos passos
O Space Center Houston ainda não divulgou os planos para a exibição da Discovery, mas a intenção é que a nave se torne parte central das iniciativas de educação e engajamento em ciência e tecnologia. O senador Ted Cruz enfatizou a importância dessa transferência ao afirmar que “Houston tem um papel central no programa de voos espaciais tripulados da América.”
(“Houston tem longa data no coração do programa de voos espaciais tripulados da América.”)
— Ted Cruz, Senador dos EUA
Essa movimentação não apenas reforça a conexão de Houston com a história da exploração espacial, mas também promete inspirar futuras gerações em suas realizações na engenharia e nas ciências. À medida que a população e o interesse pelo espaço continuam a crescer, a reintegração da Discovery ao seu novo lar poderá promover o entendimento e a apreciação das conquistas na exploração espacial.
Fonte: (Space.com – Space & Exploração)