- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Space & Exploração

NASA investiga clima de Marte e possibilidade de vida antiga

- Publicidade -
- Publicidade -

São Paulo — InkDesign News — Um recente estudo revela que Marte foi um planeta mais úmido e pluvioso do que se pensava anteriormente, baseado na análise de antigos canais fluviais invertidos que se estendem por mais de 14.400 quilômetros na região de Noachis Terra do planeta vermelho.

Detalhes da missão

O estudo foi conduzido por Adam Losekoot, aluno de doutorado da Open University do Reino Unido. Durante a pesquisa, Losekoot mapeou uma vasta rede de canais invertidos utilizando imagens e dados obtidos pela câmera HiRISE (High Resolution Imaging Science Experiment) e a Context Camera, a bordo do Mars Reconnaissance Orbiter, além do Mars Orbiter Laser Altimeter (MOLA) da Mars Global Surveyor, missão já encerrada. A análise centrou-se na transição geológica do Noachian para o Hesperian, período que ocorreu há aproximadamente 3,7 bilhões de anos.

Tecnologia e objetivos

A equipe utilizou tecnologia de imaging avançada, que permitiu a identificação detalhada dos canais fluviais e dos depressões associadas a antigos lagos aquáticos. Os canais fluviais invertidos se formaram à medida que sedimentos endurecidos resistiram à erosão, formando cristas que se destacam no terreno marciano. Este trabalho é fundamental para entender a história hidrológica do planeta, pois fornece novos indícios de que Marte poderia ter possuído um clima mais hostil e diversificado.

A pesquisa revela que Marte era um planeta muito mais complexo e ativo do que é agora, e isso é algo emocionante de se envolver
(“Our work is a new piece of evidence that suggests that Mars was once a much more complex and active planet than it is now, which is such an exciting thing to be involved in.”)

— Adam Losekoot, Aluno de doutorado, Open University

Próximos passos

A equipe de Losekoot planeja continuar as investigações sobre a dinâmica climática de Marte, e como as condições do passado podem ter influenciado a formação das suas características geológicas atuais. O conhecimento adquirido pode abrir novas frentes de pesquisa, contribuindo para uma compreensão mais aprofundada da história do planeta e suas semelhanças com a Terra. Losekoot mencionou a importância de estudar regiões subexploradas como Noachis Terra, que oferece uma “cápsula do tempo” dos processos geológicos fundamentais.

Explorar Marte, especialmente uma região subexplorada como Noachis Terra, é realmente empolgante, pois é um ambiente que permanece bastante inalterado por bilhões de anos
(“Studying Mars, particularly an under-explored region like Noachis Terra, is really exciting because it’s an environment which has been largely unchanged for billions of years.”)

— Adam Losekoot, Aluno de doutorado, Open University

As descobertas apontam não apenas para a presença de água em Marte em sua história antiga, mas também para possíveis condições de vida. Com isso, o estudo contribui significativamente para o avanço da exploração espacial e oferece novas perspectivas sobre a história do nosso sistema solar.

Fonte: (Space.com – Space & Exploração)

- Publicidade -
- Publicidade -

Tiago F Santiago

Tiago F. Santiago é Analista de Marketing na C2HSolutions, onde, em sua atuação fixa, combina estratégia e tecnologia para impulsionar soluções digitais. Paralelamente, dedica-se como hobby à InkDesign News, contribuindo com a criação de notícias e conteúdos jornalísticos. Apaixonado por programação, ele projeta aplicações web e desenvolve sites sob medida, apoiando-se em sua sólida expertise em infraestrutura de nuvem — dominando Amazon Web Services, Microsoft Azure e Google Cloud — para garantir que cada projeto seja escalável, seguro e de alta performance. Sua versatilidade e experiência técnica permitem-lhe transformar ideias em produtos digitais inovadores.

Artigos relacionados

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

0 Comentários
Mais votado
mais recentes mais antigos
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
- Publicidade -
Botão Voltar ao topo
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
Fechar

Adblock detectado

Olá! Percebemos que você está usando um bloqueador de anúncios. Para manter nosso conteúdo gratuito e de qualidade, contamos com a receita de publicidade.
Por favor, adicione o InkDesign News à lista de permissões do seu adblocker e recarregue a página.
Obrigado pelo seu apoio!