- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Space & Exploração

NASA enfrenta complicação em missão de defesa contra asteroides

- Publicidade -
- Publicidade -

São Paulo — InkDesign News — Quando a missão DART da NASA colidiu com o asteroide Dimorphos em 26 de setembro de 2022, a primeira etapa do impacto envolveu os painéis solares da nave esmagando e pulverizando duas grandes rochas do alvo. Essa ejeção de materiais, que se dispersou em duas direções, proporcionou à Dimorphos um impulso adicional além dos efeitos diretos do impacto cinético, segundo uma nova análise da colisão.

Detalhes da missão

A missão DART (Double Asteroid Redirection Test) tinha como objetivo demonstrar a capacidade de desviar asteroides perigosos que possam representar uma ameaça à Terra. O impacto ocorreu com o asteroide Dimorphos, que possui 170 metros de diâmetro. Como resultado, a órbita de Dimorphos ao redor de seu companheiro asteroide, Didymos, foi reduzida em aproximadamente 32 minutos, revelando a eficácia do método de desvio.

Tecnologia e objetivos

A DART dispõe de tecnologias avançadas para análise de impactos. Um cubesat italiano, chamado LICIACube, se desprendeu da DART e registrou imagens do evento imediatamente após o impacto, identificando dois aglomerados de rochas e nuvens de poeira. “Vimos que os boulders não estavam dispersos aleatoriamente no espaço”, afirmou Tony Farnham, astrônomo da Universidade de Maryland e autor principal do novo estudo. “Em vez disso, estavam agrupados em duas distâncias bem definidas, com ausência de material em outros locais, o que indica que algo desconhecido está em jogo aqui.”
(“We saw that the boulders weren’t scattered randomly in space. Instead, they were clustered in two pretty distinct groups, with an absence of material elsewhere, which means that something unknown is at work here.”)— Tony Farnham, Astrônomo, Universidade de Maryland

Próximos passos

O trabalho da missão não termina com a DART. A Agência Espacial Europeia (ESA) lançará a missão Hera em 2026, que irá explorar o sistema Didymos-Dimorphos. Os cientistas pretendem estudar mais sobre a distribuição dos boulders e seus possíveis perigos para futuras intervenções. “Se um asteroide estivesse em rota de colisão conosco e tivéssemos que movê-lo uma quantidade específica para evitar a colisão com a Terra, todas essas sutilezas se tornam muito, muito importantes”, complementou Jessica Sunshine, professora de astronomia e geologia da Universidade de Maryland.
(“If an asteroid was tumbling toward us, and we knew we had to move it a specific amount to prevent it from hitting Earth, then all these subtleties become very, very important.”)— Jessica Sunshine, Professora, Universidade de Maryland

Esses novos resultados revelam a complexidade envolvida na defesa planetária, destacando como diferentes superfícies e composições podem afetar a eficácia dessa estratégia. O conhecimento adquirido com a DART e o planejamento da Hera contribuirão significativamente para a exploração espacial e a compreensão das dinâmicas de asteroides, avançando assim o conhecimento humano sobre possíveis ameaças cósmicas.

Fonte: (Space.com – Space & Exploração)

- Publicidade -
- Publicidade -

Tiago F Santiago

Tiago F. Santiago é Analista de Marketing na C2HSolutions, onde, em sua atuação fixa, combina estratégia e tecnologia para impulsionar soluções digitais. Paralelamente, dedica-se como hobby à InkDesign News, contribuindo com a criação de notícias e conteúdos jornalísticos. Apaixonado por programação, ele projeta aplicações web e desenvolve sites sob medida, apoiando-se em sua sólida expertise em infraestrutura de nuvem — dominando Amazon Web Services, Microsoft Azure e Google Cloud — para garantir que cada projeto seja escalável, seguro e de alta performance. Sua versatilidade e experiência técnica permitem-lhe transformar ideias em produtos digitais inovadores.

Artigos relacionados

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

0 Comentários
Mais votado
mais recentes mais antigos
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
- Publicidade -
Botão Voltar ao topo
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
Fechar

Adblock detectado

Olá! Percebemos que você está usando um bloqueador de anúncios. Para manter nosso conteúdo gratuito e de qualidade, contamos com a receita de publicidade.
Por favor, adicione o InkDesign News à lista de permissões do seu adblocker e recarregue a página.
Obrigado pelo seu apoio!