NASA descobre exoplaneta em órbita de 35 anos-luz que pode abrigar vida

São Paulo — InkDesign News — Cientistas do Instituto de Pesquisa sobre Exoplanetas da Université de Montréal anunciaram a descoberta de um quinto planeta no sistema estelar L 98-59, localizado a aproximadamente 35 anos-luz da Terra, cuja órbita permite a possibilidade de existência de água líquida.
Detalhes da missão
A análise dos dados foi realizada a partir dos instrumentos HARPS (High Accuracy Radial velocity Planet Searcher) e ESPRESSO (Echelle Spectrograph for Rocky Exoplanet and Stable Spectroscopic Observations), oriundos do Observatório Europeu do Sul (ESO). O novo exoplaneta, denominado L 98-59 f, possui uma massa mínima 2,8 vezes superior à da Terra e orbita seu anfitrião, uma anã vermelha, em um período de 23 dias terrestres. Esse planeta encontra-se na zona habitável do seu sistema, recebendo aproximadamente a mesma quantidade de energia estelar que a Terra.
Tecnologia e objetivos
O estudo utilizou uma combinação de dados espectrográficos e observações do Satellite for Transiting Exoplanets (TESS) e do Telescópio Espacial James Webb (JWST). A equipe teve que empregar técnicas avançadas para eliminar ruídos estelares e assim, caracterizar o tamanho, a massa e as propriedades dos cinco planetas do sistema. Charles Cadieux, pesquisador pós-doutoral da universidade e autor principal do estudo, comentou:
A descoberta de um planeta temperado em um sistema tão compacto torna essa descoberta especialmente emocionante.
(“Finding a temperate planet in such a compact system makes this discovery particularly exciting.”)— Charles Cadieux, Pesquisador Pós-Doutoral, Université de Montréal
Próximos passos
Apesar do L 98-59 f não transitar diante de sua estrela, os pesquisadores continuarão a investigar as atmosferas dos planetas do sistema, pois, se L 98-59 f tiver uma atmosfera, é possível que telescópios como o JWST consigam detectar vapor d’água, dióxido de carbono e até mesmo assinaturas biológicas. A pesquisa foi publicada em 12 de julho na revista Earth and Planetary Astrophysics. Cadieux observou que:
Esses novos resultados retratam a imagem mais completa que já tivemos do fascinante sistema L 98-59.
(“These new results paint the most complete picture we’ve ever had of the fascinating L 98-59 system.”)— Charles Cadieux, Pesquisador Pós-Doutoral, Université de Montréal
Esta descoberta não apenas enriquece nosso entendimento sobre a possibilidade de vida em outros sistemas planetários, mas também sublinha a importância de continuar investindo em tecnologia e colaboração internacional na exploração espacial.
Fonte: (Space.com – Space & Exploração)