
São Paulo — InkDesign News —NASA astronaut Nichole Ayers e o astronauta Takuya Onishi, da Agência de Exploração Aeroespacial do Japão (JAXA), conduziram uma sessão de perguntas e respostas com estudantes a partir da Estação Espacial Internacional (ISS) em 20 de maio de 2025.
Detalhes da missão
No contexto da contínua interação educativa promovida pela NASA, Ayers e Onishi responderam a perguntas de alunos de escolas em Nova York e Ohio. Durante a transmissão, a dupla estava instalada no laboratório Kibo, a principal contribuição da JAXA para a ISS, que serve como a maior instalação científica da estação. A ISS orbita a Terra a cerca de 420 quilômetros de altitude.
Tecnologia e objetivos
A interação foi registrada por um membro da tripulação, com o auxílio de equipamentos adaptados a condições de microgravidade. Quando questionados sobre a estabilidade durante as transmissões, Ayers e Onishi esclareceram o uso de suportes de pé, onde “eles estão fixados sob uma barra metálica azul para se manterem em posição durante as sessões de perguntas e respostas”.
“Como é que eles se mantêm em pé e parados durante as gravações?”
(“If astronauts are in microgravity aboard the space station, how do they stand still and upright during a long Q&A session on camera?”)— Nichole Ayers, Astronauta, NASA
Próximos passos
O programa de interações com estudantes tem como meta aumentar o interesse pela ciência e engenharia, despertando a curiosidade em jovens. A NASA pretende realizar mais atividades semelhantes, aproveitando as tecnologias de comunicação para conectar a comunidade terrestre com a vida e o trabalho no espaço. As próximas sessões estão planejadas, aumentando o engajamento em todo o mundo nas questões de exploração espacial.
“Este tipo de diálogo é essencial para inspirar as futuras gerações de exploradores do espaço.”
(“This kind of dialogue is essential to inspire future generations of space explorers.”)— Takuya Onishi, Astronauta, JAXA
Essas iniciativas não apenas enriquecem o conhecimento sobre a vida no espaço, mas também têm o potencial de impactar positivamente a educação em ciências, tecnologia, engenharia e matemática (STEM) em várias partes do mundo.
Fonte: (Space.com – Space & Exploração)