
Nova York — InkDesign News — Um impressionante asteróide de Marte, conhecido como NWA 16788, está em exibição na Sotheby’s, em Nova York, até sua venda em leilão. Pesando 25 quilos, a rocha é o maior fragmento marciano na Terra e pode alcançar de US$ 2 milhões a US$ 4 milhões.
Detalhes da missão
O NWA 16788 foi descoberto na região do noroeste da África. O processo de validação incluiu rigorosos testes, uma vez que não existem amostras de Marte trazidas por astronautas para comparação, ao contrário das rochas lunares coletadas durante o programa Apollo. Essa rocha meteorítica foi adquirida após uma série de investigações conduzidas pelo vendedor e foi publicada na “Meteoritical Bulletin”.
Tecnologia e objetivos
Os cientistas utilizaram dados atmosféricos coletados por sondas da NASA para verificar a autenticidade da rocha. O cálculo da composição química permitiu assegurar que o material corresponde ao que se espera encontrar em um meteorito marciano. “Encontramos pequenas bolhas de gás e, se elas coincidirem com a composição atmosférica de Marte, sabemos que a rocha é de lá”, explicou Cassandra Hatton, vice-presidente do setor de ciência e história natural da Sotheby’s.
“Afinal, são os licitantes que nos dizem o que as coisas valem, não eu, nem ninguém mais. As estimativas estão lá apenas para dar uma indicação às pessoas.”
(“At the end of the day, it’s the bidders who tell us what things are worth, not me, not anyone else. The estimates are just there to give people an indication.”)— Cassandra Hatton, Vice-Presidente, Sotheby’s
Próximos passos
O leilão da rocha acontecerá em breve, com expectativa de que os valores superem as estimativas iniciais. Hatton sugere que, mesmo que existam considerações práticas sobre o tamanho da rocha, este fragmento meteorítico é suficientemente pequeno para ser manuseado. “Ninguém poderia acomodar um dinossauro de 30 metros, mas essa rocha ainda caberia em uma mochila”, afirmou.
“Se não houvesse colecionadores privados, não teríamos museus.”
(“If we didn’t have personal private collectors, we would not have museums.”)— Cassandra Hatton, Vice-Presidente, Sotheby’s
A venda de NWA 16788 representa não apenas um marco financeiro, mas também uma oportunidade de ampliar o interesse público na ciência e na exploração espacial. Essa rocha pode proporcionar novas vidas a estudos e pesquisas sobre o nosso vizinho planetário, Marte.
Fonte: (Space.com – Space & Exploração)