
Juneau, Alaska — InkDesign News — Cientistas e autoridades locais estão monitorando de perto a situação do Suicide Basin, um lago formado pela derretimento do Mendenhall Glacier. Em agosto de 2025, um surto de água levou ao transbordamento do lago, inundando áreas residenciais da cidade.
Detalhes da missão
Desde 2011, o Suicide Basin tem sido observado devido à sua capacidade de inundação. O lago se encheu de água derretida durante os verões de 2023 e 2024, resultando em um transbordamento que causou inundações significativas. Em 12 e 13 de agosto de 2025, o lago inundou novamente, com o nível das águas atingindo recordes. As autoridades emitiram avisos de evacuação para alguns bairros à medida que o nível da água subia.
Tecnologia e objetivos
A pesquisa sobre o Suicide Basin faz parte de um esforço maior para entender os riscos relacionados ao derretimento dos glaciares. O monitoramento é realizado pelo U.S. Geological Survey, que usa tecnologia avançada para medir a elevação da água em tempo real, alertando as comunidades próximas sobre os perigos iminentes. Os pesquisadores afirmam que “a perda rápida de gelo não só afeta o fornecimento de água, mas também gera riscos de inundações potencialmente letais” (“rapid ice loss not only affects water supply, it also generates potentially lethal flooding risks”).
— Alton C. Byers, Cientista da Terra
Próximos passos
Os estudos futuros irão se concentrar em melhorar os sistemas de alerta precoce que podem informar as comunidades sobre o aumento das águas em lagos de glaciar, bem como no desenvolvimento de estruturas de contenção para prevenir inundações. As autoridades locais estão explorando métodos de gerenciamento de águas e estratégias de zoneamento para minimizar os riscos das inundações em áreas vulneráveis. “Precisamos de um entendimento claro dos lagos glaciais e seus impactos” (“We need a clear understanding of glacial lakes and their impacts”).
— Nome, Cargo, Agência
A crescente ameaça das inundações glaciais reflete um desafio significativo para comunidades ao redor do mundo, marcada pela rapidez do derretimento do gelo. Este fenômeno fonte de preocupação crescente, afeta não apenas as comunidades em torno de Juneau, mas também áreas globais dependentes de glaciares que fornecem água potável.
Fonte: (Space.com – Space & Exploração)