- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Space & Exploração

NASA alerta sobre risco de perder corrida lunar para China

- Publicidade -
- Publicidade -

São Paulo — InkDesign News — A audiência do Comitê de Comércio do Senado, realizada em 3 de setembro, abordou os riscos que os Estados Unidos enfrentam na corrida espacial contra a China, destacando a necessidade de financiamento do programa Artemis da NASA para garantir a liderança americana na exploração lunar.

Detalhes da missão

A audiência intitulada “There’s a Bad Moon on the Rise” (Há uma Lua Ruim no Horizonte) foi presidida pelo Senador Ted Cruz (R-Texas), que expressou preocupações sobre a possibilidade de os EUA perderem a lua para a China, caso o programa Artemis enfrente dificuldades. O programa inclui o Space Launch System (SLS) e a cápsula Orion, com o objetivo de realizar missões tripuladas para a lua nos próximos anos. A primeira missão tripulada, Artemis 2, está prevista para ser lançada no início do próximo ano.

Tecnologia e objetivos

O SLS é o único foguete super pesado human-rated atualmente em operação. Os testemunhos durante a audiência sublinharam que a falta de um módulo lunar finalizado para apoiar a missão Artemis 3 representa um risco significativo. “A infraestrutura dependente do SpaceX para o sucesso da missão torna o design atual dos EUA vulnerável”, disse Bridenstine, referindo-se à necessidade de múltiplos lançamentos de reabastecimento para cumprir as metas de exploração lunar.

“A infraestrutura frágil para o sucesso da missão torna o design atual dos EUA vulnerável”,
(“The fragile and SpaceX-reliant infrastructure for mission success makes the current U.S. design vulnerable.”)

— Jim Bridenstine, ex-administrador da NASA

Próximos passos

A continuação do programa Gateway — a estação espacial em órbita lunar que servirá como ponto de paragem para as futuras missões Artemis — é crucial, uma vez que cerca de 60% dos custos são cobertos por parceiros internacionais, resultando em bilhões já investidos na construção de hardware. A falta de compromisso com o Gateway pode levar os aliados a buscar parcerias com a China, como advertiu Gold durante a audiência.

“Se a NASA reafirmar seu compromisso com o Gateway, podemos desbloquear bilhões de dólares em investimentos internacionais adicionais”,
(“Conversely, if NASA reaffirms its commitment to Gateway, we can unlock billions of dollars of additional international investments.”)

— Mike Gold, presidente de espaço civil e internacional da Redwire

O impacto que a corrida espacial atual tem sobre as alianças internacionais e a capacidade de inovação dos EUA é inegável. “Se a China alcançar a lua primeiro, isso poderá provocar um realinhamento global que impactará nossa economia e segurança nacional”, advertiu Gold. A audiência ressaltou a necessidade de um compromisso firme com a exploração lunar para preservar a liderança americana e promover investimentos na indústria espacial.

Fonte: (Space.com – Space & Exploração)

- Publicidade -
- Publicidade -

Tiago F Santiago

Tiago F. Santiago é Analista de Marketing na C2HSolutions, onde, em sua atuação fixa, combina estratégia e tecnologia para impulsionar soluções digitais. Paralelamente, dedica-se como hobby à InkDesign News, contribuindo com a criação de notícias e conteúdos jornalísticos. Apaixonado por programação, ele projeta aplicações web e desenvolve sites sob medida, apoiando-se em sua sólida expertise em infraestrutura de nuvem — dominando Amazon Web Services, Microsoft Azure e Google Cloud — para garantir que cada projeto seja escalável, seguro e de alta performance. Sua versatilidade e experiência técnica permitem-lhe transformar ideias em produtos digitais inovadores.

Artigos relacionados

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

0 Comentários
Mais votado
mais recentes mais antigos
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
- Publicidade -
Botão Voltar ao topo
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
Fechar

Adblock detectado

Olá! Percebemos que você está usando um bloqueador de anúncios. Para manter nosso conteúdo gratuito e de qualidade, contamos com a receita de publicidade.
Por favor, adicione o InkDesign News à lista de permissões do seu adblocker e recarregue a página.
Obrigado pelo seu apoio!