- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Justiça

Moraes pede ao AGU providências para extradição de Zambelli

- Publicidade -
- Publicidade -

Brasília — InkDesign News — O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta quinta-feira (31) que a Advocacia-Geral da União (AGU) tome providências para garantir a extradição da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP). A medida foi adotada após o Supremo ser notificado sobre a prisão da parlamentar na Itália, onde tentava escapar de um mandado emitido por Moraes.

Contexto jurídico

Após ser condenada a dez anos de prisão pelo STF pela invasão ao sistema eletrônico do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em 2023, Zambelli, que possui dupla cidadania, deixou o Brasil em busca de asilo político na Itália. O pedido de extradição foi oficializado pelo ministro Moraes no dia 11 de junho e enviado ao governo italiano, juntamente com a cópia da deliberação que a condenou e os artigos do Código Penal que fundamentaram a decisão.

Argumentos e precedentes

As investigações revelaram que Zambelli foi a autora intelectual da invasão, que visava emitir um mandado falso de prisão contra o próprio ministro. Walter Delgatti, o executor do hackeamento, confirmou que agiu a mando da parlamentar. A defesa de Zambelli pode argumentar questões relacionadas às garantias constitucionais, incluindo os direitos humanos frente a possíveis penas e processos subsequentes.

“A Sra. Carla Zambelli Salgado de Oliveira, de maneira livre, consciente e voluntária, comandou a invasão a sistemas institucionais utilizados pelo Poder Judiciário.”
(“Mrs. Carla Zambelli Salgado de Oliveira, freely, consciously, and voluntarily, commanded the invasion of institutional systems used by the Judiciary.”)

— Alexandre de Moraes, Ministro, STF

Impactos e desdobramentos

A extradição de Zambelli, caso autorizada, pode gerar desdobramentos significativos no contexto político brasileiro e na legislação referente a crimes cibernéticos. O ministro Moraes se comprometeu a garantir que Zambelli não enfrente prisões ou penalidades adicionais por atos anteriores ao pedido de extradição. A situação pode também afetar a interpretação do direito à defesa e as garantias processuais para políticos acusados de crimes graves.

“A nossa intenção é assegurar que a extradição ocorra com as devidas garantias legais.”
(“Our intention is to ensure that the extradition occurs with the due legal guarantees.”)

— Alexandre de Moraes, Ministro, STF

A agitação em torno do caso Zambelli pode provocar uma reflexão mais ampla sobre a legislação brasileira em relação à extradição e a resposta do Estado a crimes cibernéticos. À medida que os desdobramentos se desenrolam, as implicações para os direitos dos acusados e as práticas de extradição exigem um exame cuidadoso.

Fonte: (Agência Brasil – Justiça)

- Publicidade -
- Publicidade -

Tiago F Santiago

Tiago F. Santiago é Analista de Marketing na C2HSolutions, onde, em sua atuação fixa, combina estratégia e tecnologia para impulsionar soluções digitais. Paralelamente, dedica-se como hobby à InkDesign News, contribuindo com a criação de notícias e conteúdos jornalísticos. Apaixonado por programação, ele projeta aplicações web e desenvolve sites sob medida, apoiando-se em sua sólida expertise em infraestrutura de nuvem — dominando Amazon Web Services, Microsoft Azure e Google Cloud — para garantir que cada projeto seja escalável, seguro e de alta performance. Sua versatilidade e experiência técnica permitem-lhe transformar ideias em produtos digitais inovadores.

Artigos relacionados

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

0 Comentários
Mais votado
mais recentes mais antigos
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
- Publicidade -
Botão Voltar ao topo
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
Fechar

Adblock detectado

Olá! Percebemos que você está usando um bloqueador de anúncios. Para manter nosso conteúdo gratuito e de qualidade, contamos com a receita de publicidade.
Por favor, adicione o InkDesign News à lista de permissões do seu adblocker e recarregue a página.
Obrigado pelo seu apoio!