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Cultura Tech & Geek

Moon Studios critica review bombing de jogos da franquia Ori

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São Paulo — InkDesign News —

No cenário atual de games e cultura geek, a discussão sobre review bombing se intensifica, após declarações de Thomas Mahler, chefe do estúdio Moon Studios, responsável pelo jogo No Rest for the Wicked. Segundo Mahler, essa prática pode colocar em risco a operação do estúdio.

Lançamento e features

No Rest for the Wicked, lançado recentemente, destaca-se pela sua jogabilidade envolvente. Apesar de contar com uma base de jogadores sólida, o estúdio enfrentou problemas com atualizações, especialmente uma chamada “The Breach“, que gerou insatisfação entre os usuários.

Recepção e audiência

Atualmente, o jogo está classificado como “Mostly Positive” no Steam, com cerca de 43.000 avaliações, das quais 75% são positivas. Mahler expressou que as resenhas negativas podem impactar diretamente nas vendas: “É possível que não estejamos aqui em alguns meses para fazer qualquer coisa, simplesmente porque fomos review bombed” (“It’s entirely possible we won’t be around in a couple of months to do anything anymore, simply because we got review bombed.”)

“Isso leva as pessoas a não comprarem o jogo.”
(“This leads to people not buying the game.”)

— Thomas Mahler, Chefe, Moon Studios

Tendências e mercado

O cenário de review bombing não é novo, mas a preocupação com suas consequências tem crescido, especialmente em um mercado onde a competição é feroz e a visibilidade pode fazer toda a diferença. O estúdio não está em perigo financeiro imediato, mas a situação suscita debates sobre a ética do feedback e a influência que a cultura de opiniões negativas pode ter.

Mahler ainda comentou sobre a cultura de comentários negativos e sua relação com os jogos. “Hoje em dia, aparentemente, qualquer um que não inclua cinco personagens trans em seu jogo é chamado de nazi.” (“These days, apparently anyone who doesn’t include five trans characters in their game…”) Essa afirmação serve como uma reflexão sobre o sentimento atual em relação ao que é considerado aceitável na indústria dos games.

Entre as tendências atuais, a atenção especial ao impacto de críticas online destaca-se como um fator chave no desempenho de jogos e estúdios, especialmente com o aumento da popularidade do gênero e a evolução das plataformas de distribuição digital.

Os desenvolvedores e a indústria como um todo precisam estar atentos a essas dinâmicas enquanto se preparam para os próximos lançamentos e DLCs, visando mitigar os riscos de revisão negativa nas plataformas.

Fonte: (Kotaku – Cultura Tech & Geek)

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Tiago F Santiago

Tiago F. Santiago é Analista de Marketing na C2HSolutions, onde, em sua atuação fixa, combina estratégia e tecnologia para impulsionar soluções digitais. Paralelamente, dedica-se como hobby à InkDesign News, contribuindo com a criação de notícias e conteúdos jornalísticos. Apaixonado por programação, ele projeta aplicações web e desenvolve sites sob medida, apoiando-se em sua sólida expertise em infraestrutura de nuvem — dominando Amazon Web Services, Microsoft Azure e Google Cloud — para garantir que cada projeto seja escalável, seguro e de alta performance. Sua versatilidade e experiência técnica permitem-lhe transformar ideias em produtos digitais inovadores.

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