- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
AI, ML & Deep Learning

Modelos de LLMs revolucionam a modelagem de tópicos

- Publicidade -
- Publicidade -

São Paulo — InkDesign News —
A aplicação de técnicas avançadas de machine learning está revolucionando a forma como organizamos e extraímos conhecimento de grandes volumes de dados. A utilização de modelos como BERTopic vem se destacando na modelagem de tópicos de maneira eficiente e escalável.

Arquitetura de modelo

BERTopic incorpora um pipeline modular que combina modelos de embedding, redução de dimensionalidade e clustering. Essa estrutura é responsável por elevar a performance, permitindo que diferentes técnicas sejam testadas e ajustadas facilmente. O uso de UMAP para redução de dimensionalidade, por exemplo, permite uma interpretação mais robusta das relações complexas presentes nos dados, em comparação com abordagens tradicionais como PCA.

A principal vantagem do BERTopic é sua modularidade.
(“The biggest advantage of BERTopic is its modularity.”)

— Alex Davis, Autor

Treinamento e otimização

O modelo de embeddings, por sua vez, é fundamental para garantir que a representação dos dados contenha nuances semânticas importantes. Em um experimento, modelos de sentence transformers foram utilizados, resultando em embeddings de 384 dimensões, indicando uma representação rica das informações. Além disso, a combinação de modelos de clustering como HDBSCAN permite a identificação de documentos fora do padrão, potencializando a limpeza de dados.

A abordagem baseada em densidade oferece vantagens ao isolar outliers e minimizar ruídos nos dados.
(“A density-based approach gives us a few advantages.”)

— Alex Davis, Autor

Resultados e métricas

Os resultados obtidos com esta abordagem mostram uma clara definição dos tópicos, permitindo a exploração de temas subjacentes. Com a utilização de TF-IDF para pesar a importância dos termos, as representações dos tópicos se tornaram mais precisas e informativas, eliminando palavras irrelevantes. É evidente o impacto da adoção de modelos generativos, como os da OpenAI, que aprimoram as descrições dos tópicos com base em seus significados contextuais.

O modelo agora lê “Análise comparativa da realidade virtual e aumentada para análises imersivas”.
(“The topic representation now reads ‘Comparative analysis of virtual and augmented reality for immersive analytics’.”)

— Alex Davis, Autor

O futuro das aplicações de BERTopic é promissor, com oportunidades não apenas em análise de dados, mas também em áreas como articulação de pesquisas e presa de decisões empresariais. As variações de modelagem de tópicos disponíveis, como modelagem hierárquica, podem ser exploradas para diferentes contextos, aumentando ainda mais sua relevância no campo.

Fonte: (Towards Data Science – AI, ML & Deep Learning)

- Publicidade -
- Publicidade -

Tiago F Santiago

Tiago F. Santiago é Analista de Marketing na C2HSolutions, onde, em sua atuação fixa, combina estratégia e tecnologia para impulsionar soluções digitais. Paralelamente, dedica-se como hobby à InkDesign News, contribuindo com a criação de notícias e conteúdos jornalísticos. Apaixonado por programação, ele projeta aplicações web e desenvolve sites sob medida, apoiando-se em sua sólida expertise em infraestrutura de nuvem — dominando Amazon Web Services, Microsoft Azure e Google Cloud — para garantir que cada projeto seja escalável, seguro e de alta performance. Sua versatilidade e experiência técnica permitem-lhe transformar ideias em produtos digitais inovadores.

Artigos relacionados

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

0 Comentários
Mais votado
mais recentes mais antigos
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
- Publicidade -
Botão Voltar ao topo
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
Fechar

Adblock detectado

Olá! Percebemos que você está usando um bloqueador de anúncios. Para manter nosso conteúdo gratuito e de qualidade, contamos com a receita de publicidade.
Por favor, adicione o InkDesign News à lista de permissões do seu adblocker e recarregue a página.
Obrigado pelo seu apoio!