- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Robótica & Automação

Modelo de robótica multi-agente trabalha sem pré-treinamento

- Publicidade -
- Publicidade -

São Paulo — InkDesign News — A VERSES AI Inc. anunciou uma nova arquitetura robótica que realiza tarefas domésticas com maior eficiência do que modelos anteriores, sem a necessidade de pré-treinamento, desafiando paradigmas estabelecidos na automação, em seu informe divulgado nesta semana.

Tecnologia aplicada

A arquitetura robótica da VERSES se baseia em um sistema de modelagem do mundo e em capacidades de inferência ativa, permitindo que os robôs pensem em tempo real e completem tarefas complexas. O sistema é composto por módulos de visão, planejamento e controle, que possibilitam a adaptação a novas situações. Esse design é inspirado por princípios da ciência, física e biologia.

Desenvolvimento e testes

O modelo da VERSES foi testado em comparação com métodos de aprendizagem profunda em três tarefas específicas: organizar um cômodo, preparar compras e arrumar uma mesa. Com uma taxa de sucesso de 66,5%, superou a alternativa mais eficiente anterior, que alcançou apenas 54,7%. A metodologia não exigiu treinamento anterior, em contraste com o modelo de aprendizagem profunda, que requer 1,3 bilhões de passos para pré-treinamento.

“Atualmente, os sistemas robóticos costumam ser frágeis e necessitam de grandes quantidades de dados de treinamento, o que os torna caros e suscetíveis a falhas.
(“Currently, robotics systems are often brittle and need huge amounts of training data, which makes them expensive and prone to going wrong.”)

— Sean Wallingford, ex-Presidente e CEO, Swisslog

Impacto e aplicações

A solução proposta pela VERSES permite que robôs operem de maneira mais autônoma em ambientes variáveis, como fábricas e residências. Este avanço representa uma significativa redução nos custos de re-treinamento e um aumento na confiabilidade. A empresa acredita que essa abordagem inovadora pode transformar a automação, oferecendo uma alternativa sustentável aos métodos tradicionais.

“Se pudermos implantar robôs sem treinamento, eles serão viáveis em uma ampla gama de atividades, desde fábricas e armazéns até aplicações domésticas e comerciais.”
(“If we can deploy robots without training, they will be viable in a wide range of activities, from factories and warehouses to domestic and commercial applications.”)

— Sean Wallingford, ex-Presidente e CEO, Swisslog

O próximo passo envolve a implementação e validação em cenários do mundo real, onde as capacidades de adaptação são cruciais. As perspectivas para a indústria apontam para um futuro em que robôs poderão operar com maior liberdade e eficiência em ambientes dinâmicos.

Fonte: (The Robot Report – Robótica & Automação)

- Publicidade -
- Publicidade -

Tiago F Santiago

Tiago F. Santiago é Analista de Marketing na C2HSolutions, onde, em sua atuação fixa, combina estratégia e tecnologia para impulsionar soluções digitais. Paralelamente, dedica-se como hobby à InkDesign News, contribuindo com a criação de notícias e conteúdos jornalísticos. Apaixonado por programação, ele projeta aplicações web e desenvolve sites sob medida, apoiando-se em sua sólida expertise em infraestrutura de nuvem — dominando Amazon Web Services, Microsoft Azure e Google Cloud — para garantir que cada projeto seja escalável, seguro e de alta performance. Sua versatilidade e experiência técnica permitem-lhe transformar ideias em produtos digitais inovadores.

Artigos relacionados

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

0 Comentários
Mais votado
mais recentes mais antigos
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
- Publicidade -
Botão Voltar ao topo
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
Fechar

Adblock detectado

Olá! Percebemos que você está usando um bloqueador de anúncios. Para manter nosso conteúdo gratuito e de qualidade, contamos com a receita de publicidade.
Por favor, adicione o InkDesign News à lista de permissões do seu adblocker e recarregue a página.
Obrigado pelo seu apoio!