
Boston — InkDesign News — O planejamento financeiro para uma potencial abertura de capital é essencial para startups que buscam crescimento significativo no mercado. Em um cenário onde a captação de recursos e o fundraising se tornam cada vez mais competitivos, entender as nuances do processo pode ser o diferencial entre um IPO bem-sucedido e o fracasso diante dos investidores.
Tamanho da rodada
Com a tendência de startups almejando IPOs, a preparatória deve incluir avaliações detalhadas sobre métricas e estratégias de crescimento. Isso implica em mensurar o montante ideal a ser levantado em uma series A ou futuras rodadas. As decisões estratégicas devem ser embasadas nos dados financeiros e operacionais que realmente importam para os investidores em fase de crescimento.
Valuation
Os valuations atuais das empresas de tecnologia demonstram um crescimento puxado pela demanda do mercado por informações e infraestrutura de dados. Com o impacto da pandemia, a necessidade de soluções digitais aumentou, levando empresas como Databricks a se destacarem. Um valuation robusto deve não só refletir a saúde financeira, mas também a previsão de crescimento a longo prazo, essencial para justificar uma proposta de IPO.
Investidores
Os investidores estão cada vez mais atentos a como as startups se posicionam para uma eventual abertura de capital. “O importante é estar sempre pensando no futuro e como as contratações iniciais podem influenciar a trajetória da empresa,” explica Mo Jomaa, parceiro da CapitalG.
“Se você quer fazer uma IPO um dia, comece a planejar agora.”
— Mo Jomaa, Partner, CapitalG
As empresas de capital de risco estão avaliando desde o primeiro contato as métricas e a eficácia das equipes de vendas. Para as fundadoras e fundadores que desejam preparar suas marcas para um futuro de sucesso, as orientações sobre como estruturar seu go-to-market serão decisivas.
À medida que o evento TechCrunch All Stage se aproxima, os fundadores são encorajados a adotar uma abordagem proativa em relação ao fundraising e ao planejamento estratégico. Os recursos levantados devem ser direcionados para fortalecer sua infraestrutura e expandir a presença no mercado, elementos-chave para sustentar um desempenho positivo após uma IPO.
Fonte: (TechCrunch – Venture & Fundraising)