- Publicidade -
- Publicidade -
Saúde

Ministério da Saúde amplia vacinação contra gripe para crianças

- Publicidade -
- Publicidade -

Brasília — InkDesign News — A partir da próxima segunda-feira (19), a população do Distrito Federal com idade a partir de 6 meses poderá se vacinar contra a gripe na rede pública de saúde, segundo anúncio feito pela Secretaria de Saúde local.

Contexto e objetivos

O aumento significativo de casos de infecções respiratórias, impulsionadas pelo vírus influenza, levou a uma estratégia de vacinação ampliada. Inicialmente focada em grupos prioritários como gestantes, idosos e pessoas com deficiência, a nova proposta busca imunizar um número maior de indivíduos, reduzindo complicações, internações e mortes associadas a essas infecções. O público-alvo agora abrange toda a população a partir de 6 meses de idade.

Metodologia e resultados

Com um estoque de 300 mil doses no Distrito Federal, a vacinação ocorrerá em 164 salas de vacina de unidades básicas de saúde (UBS). Segundo dados da Secretaria de Saúde, até a última terça-feira (13), 272 mil pessoas do público-alvo definido pelo Ministério da Saúde já haviam sido imunizadas. “No Dia D de mobilização, realizado no último sábado (10), 11.861 doses foram aplicadas”, informou a pasta.

A vacinação reduz em até 35% o risco de hospitalizações em grupos de alto risco.
(“vaccination reduces hospitalization risk by up to 35% in high-risk groups.”)

— Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC)

Implicações para a saúde pública

O vírus influenza representa atualmente uma das principais causas de morte por doenças respiratórias no Brasil. A Secretaria de Saúde destaca que o imunizante, atualizado anualmente conforme as diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS), oferece proteção contra os vírus H1N1, H3N2 e B. “A vacina pode ser aplicada simultaneamente a outras doses do calendário básico de vacinação”, acrescentou o órgão.

O objetivo é ampliar a cobertura vacinal e, com isso, proteger a população contra infecções respiratórias durante o inverno.
(“The goal is to increase vaccination coverage and thus protect the population against respiratory infections during winter.”)

— Secretaria de Saúde do Distrito Federal

Em síntese, as autoridades de saúde recomendam que a população se mobilize e compareça às unidades de vacinação, munida de documento de identificação e, se possível, da caderneta de vacinação. A expectativa é que essa campanha contribua para a significativa redução de internações e mortes geradas pelas complicações da gripe na região.

Fonte: (Agência Brasil – Saúde)

- Publicidade -
- Publicidade -

Tiago F Santiago

Tiago F. Santiago é Analista de Marketing na C2HSolutions, onde, em sua atuação fixa, combina estratégia e tecnologia para impulsionar soluções digitais. Paralelamente, dedica-se como hobby à InkDesign News, contribuindo com a criação de notícias e conteúdos jornalísticos. Apaixonado por programação, ele projeta aplicações web e desenvolve sites sob medida, apoiando-se em sua sólida expertise em infraestrutura de nuvem — dominando Amazon Web Services, Microsoft Azure e Google Cloud — para garantir que cada projeto seja escalável, seguro e de alta performance. Sua versatilidade e experiência técnica permitem-lhe transformar ideias em produtos digitais inovadores.

Artigos relacionados

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

0 Comentários
Mais votado
mais recentes mais antigos
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
- Publicidade -
Botão Voltar ao topo
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
Fechar

Adblock detectado

Olá! Percebemos que você está usando um bloqueador de anúncios. Para manter nosso conteúdo gratuito e de qualidade, contamos com a receita de publicidade.
Por favor, adicione o InkDesign News à lista de permissões do seu adblocker e recarregue a página.
Obrigado pelo seu apoio!