Microsoft enfrenta breaches devido a vulnerabilidades no SharePoint

São Paulo — InkDesign News — Pesquisadores de segurança cibernética confirmaram uma série de ataques contra servidores SharePoint on-premises da Microsoft, resultando na exploração de falhas críticas (CVE-2025-53770 e CVE-2025-53771) e na violação de aproximadamente 100 organizações em todo o mundo.
Incidente e vulnerabilidade
O exploit detectado permite que atacantes executem código malicioso nos servidores vitimados, explorando vulnerabilidades zero-day. Essas fraquezas eram inicialmente desconhecidas, possibilitando o acesso profundo aos sistemas comprometidos. As falhas foram reportadas como críticas e estão integradas ao funcionamento do SharePoint com outros serviços da Microsoft, como Office e Teams.
Impacto e resposta
A exploração de vulnerabilidades teve efeitos abrangentes, afetando não apenas empresas privadas, mas também órgãos governamentais de diversos países, incluindo os Estados Unidos, com instituições como o Departamento de Educação e a Assembleia Geral de Rhode Island sendo comprometidas. Além disso, tentativas foram observadas em localidades como Brasil, Canadá e Espanha, evidenciando a gravidade e o alcance global do ataque.
A informação roubada é altamente sensível, incluindo credenciais de login, como nomes de usuário e senhas.
(“The stolen information is highly sensitive, including sign-in credentials like usernames, passwords, and hash codes.”)— Michael Sikorski, Palo Alto Networks
Em resposta, a Microsoft lançou patches para as edições do SharePoint 2019 e Subscription, enquanto os updates para a versão de 2016 ainda estão em desenvolvimento. A Agência de Segurança Cibernética e Infraestrutura dos EUA (CISA) recomenda a implementação de práticas adicionais.
Mitigações recomendadas
Além da aplicação de patches, especialistas recomendam a rotação de chaves de máquina e o reinício dos serviços IIS como medidas essenciais para mitigar os riscos. Faz-se necessário também configurar a Interface de Varredura Antimalware (AMSI) no SharePoint e implementar o Microsoft Defender AV em todos os servidores SharePoint.
Defesa precisa assumir a possibilidade de violação e validar controles através de testes proativos.
(“Defense strategies need to assume breach and validate controls through proactive testing.”)— Andrew Obadiaru, CISO, Cobalt
Com mais de 8.000 servidores SharePoint potencialmente vulneráveis globalmente, a necessidade de uma resposta robusta torna-se ainda mais aparente. A segurança cibernética da Microsoft está sob intensivo escrutínio à luz do crescimento de tais incidentes, exigindo reformas urgentes na cultura de segurança da empresa.
Ao persistirem vulnerabilidades, as organizações precisam reavaliar suas posturas de segurança e implementar medidas proativas de defesa.
Fonte: (Hack Read – Segurança Cibernética)